Cultura

“Terra Sonâmbula” vence FESTin

Adaptado a partir do livro homónimo assinado por Mia Couto, o filme da realizadora Teresa Prata venceu a primeira edição do FESTin - Festival Itinerante da Língua Portuguesa, que terminou no passado domingo, em Lisboa. "Terra Sonâmbula" é a primeira
Versão para impressão
Adaptado a partir do livro homónimo assinado por Mia Couto, o filme da realizadora Teresa Prata venceu a primeira edição do FESTin – Festival Itinerante da Língua Portuguesa, que terminou no passado domingo, em Lisboa. “Terra Sonâmbula” é a primeira longa-metragem de Teresa Prata.

Ao Jornal de Letras, Teresa Prata, uma portuguesa que passou a infância em Moçambique, explica o que a motivou a levar a história de Mia Couto ao cinema: “Toca todos os pontos essenciais, vida, morte, sobrevivência, amor”.

A universalidade dos temas abordados também cativou a realizadora: “É uma história africana, fala-se de Moçambique, mas uma guerra é sempre uma guerra. Por outro lado, no filme não há só uma criança à procura dos pais, mas também uma criança a crescer, o que é universal”, explicou Teresa Prata.

A competição de curtas-metragens foi ganha pelo são-tomense Ângelo Torres, ator que se estreou na realização com o filme “Kunta”.

O FESTin pretende divulgar e estimular “o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, reconhecendo o estado assimétrico da arte entre eles”, afirma a organização em comunicado.

Entre os dias 4 e 9 de maio, passaram ainda pelo Cinema São Jorge produções do Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório