Desporto

Ténis: João Sousa vence torneio de Kuala Lumpur

O jovem João Sousa tornou-se, este domingo, no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, vencendo na final o francês Julien Benneteau.
Versão para impressão
O jovem João Sousa tornou-se, este domingo, no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, batendo na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça  de série. Nas meias finais, Sousa tinha derrotado o nº4 mundial, David Ferrer.
 
O número um português e 77. da hierarquia mundial deu a volta ao encontro  com o gaulês, 33., e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau  a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal. 
 
Segundo relata a Lusa, no início, Sousa sentiu muitas dificuldades para contrariar o jogo ofensivo do francês, com serviços fortes e  muitas subidas à rede, cedendo dois jogos de serviço no primeiro “set”,  que fechou com o triunfo do francês por 6-2. 
 
O segundo “set” foi mais equilibrado, mas Benneteau chegou a ter um  ponto para fechar o encontro, mas João Sousa, talvez “espicaçado” pelos  festejos do francês, anulou-o com uma grande direita. 
 
Conseguindo contrariar melhor o jogo de rede de Benneteau, João Sousa  conseguiu quebrar-lhe o serviço no 11. jogo do segundo parcial, fechando o “set” em 7-5. 
 
O terceiro e decisivo “set” não poderia ter começado melhor para o vimaranense, que quebrou logo o serviço ao francês, mantendo essa vantagem até final, apesar de ter tido de sofrer bastante como no longuíssimo oitavo jogo, em  que salvou diversos pontos de “break”. 
 
No final, João Sousa festejou nas bancadas com o seu treinador Frederico  Marques e ainda ouviu o hino português, cantado por umas dezenas de lusos  que o apoiaram durante o encontro. 
 
João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de  um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil,  que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open. 
 
Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros,  o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo,  e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado. 
 
Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158.000 dólares (cerca de 117.000  euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português  de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59º posto de Rui Machado  em 3 de outubro de 2011. 

Veja AQUI o comunicado do Malaysia Open (em inglês).

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub