Cultura

Ténis desenhados por portuguesa brilham em LA

Têm o formato de uma sapatilha mas têm um salto de oito centímetros, que as torna, simultaneamente, num calçado prático e feminino. As sapatilhas Twice, criadas pela designer portuguesa Cristina Oliveira, estiveram em destaque em Las Vegas.
Versão para impressão
Têm o formato de uns ténis mas oferecem “aquele bocadinho” a mais que tantas mulheres desejam, graças a um salto de oito centímetros, prático e feminino. O modelo Twice, desenhado pela designer portuguesa Cristina Oliveira, esteve em destaque na maior feira de calçado dos EUA, em Fevereiro.

por Andeia Duarte

Cristina Oliveira, de 41 anos, está neste momento desempregada mas não perdeu o ânimo e continua a investir na sua formação. A designer de calçado contou ao Boas Notícias que o modelo Twice surgiu no âmbito de um curso à distância que realizou, no início do ano, na prestigiada escola de design de calçado PenSole, fundada pelo norte-americano Edward D’Wayne, um ex-estilista sénior da Nike. 

No início deste ano, Cristina Oliveira candidatou-se a um curso intensivo, e ficou entre os cerca de 40 alunos selecionados entre centenas de candidatos. A designer explica que o modelo Twice nasceu graças à “incubação de várias ideias” e de um grande processo de seleção que Cristina realizou com a ajuda da opinião dos colegas do curso que partilharam, online, as suas criações.

Para desenhar este par de ténis, que se podem adaptar mudando o formato do salto, a designer inspirou-se em “cantoras como a Rita Red Shoes e a Björk, pelo seu dom artístico, pelo positivismo dos seus temas, pela sua criatividade e pela sua beleza feminina autêntica e personalizada”. 

Image and video hosting by TinyPic

 Além de ser possível trocar a cunha dos Twice, este modelo pode também funcionar com ou sem atacadores, oferecendo uma solução para “a mulher que quer e precisa de ser ativa, feminina e autêntica, com estilo personalizado às circunstâncias do momento, ora com um toque mais desportivo, ora com um toque mais sofisticado.” 

Cristina procura apoios para concretizar o modelo

O modelo Twice acabou por ser selecionado pela PenSole para ser exibido na feira FN Platform, que decorreu no Magic Market, em Las Vegas. Cristina afirma que a exposição do modelo no evento tem vindo a “abrir portas” já que foi uma forma de dar a conhecer o seu trabalho e de “provar” que está “ao nível de outros designers internacionais selecionados por um designer de topo nos EUA. É um bom passo para a escadaria que pretendo subir”.
 
Image and video hosting by TinyPic
Modelo TWICE aqui adaptado a outro estilo, com um salto preenchido e com atacadores

Com formação nas áreas de modelação de calçado, design de moda, design gráfico e artesanato de peles, Cristina Oliveira já desenvolveu vários modelos de calçado de senhora, com saltos de borracha ou cortiça, mas esta é a primeira vez que a designer aposta no conceito da “adaptabilidade”.
 
No entanto, por falta de apoios, ainda não há previsão para a concretização física do modelo, mas Cristina não pretende desistir do projeto. “Sei que estou a tentar e acredito que vou conseguir. Se demorar muito tempo, talvez venha a fazer uma coleção e mude o modelo”, mas terá com o mesmo conceito, concluiu.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub