Inovação e Tecnologia

Tenda transforma-se em abrigo de cimento

NULL
Versão para impressão

Peter Brewin e Will Crawford inventaram uma tenda que ao ser molhada com água transforma-se num abrigo resistente. A tenda já está a ser utilizada em ações humanitárias na Etiópia. Atualmente, decorrem negociações com as entidades do Japão para serem utilizadas no processo de reconstrução nas áreas atingidas pelo tsunami, em março deste ano.

A tenda produzida pelos dois jovens engenheiros britânicos é de grande resistência e dimensões. Em cerca de uma hora – e com apenas duas pessoas – é possível erguer esta tenda, que tem uma área de cerca de 54 metros quadrados. Quando insuflada com uma bomba de ar, é regada com água, podendo esta última ser ou não potável.

Num período de 24 horas, o tecido da tenda, que tem um componente de cimento, endurece e a tenda fica pronta para ser habitada. O abrigo tem uma porta de origem, e podem também ser adicionadas ligações elétricas.

Peter Brewin e Will Crawford referem à BBC que as tendas são alternativas viáveis para os campos de refugiados já que, podem durar décadas, são à prova de fogo e podem ser fechadas com portas não atingindo grandes temperaturas ao sol.

O único problema desta solução é o seu preço: os abrigos têm um custo atual de 16 mil dólares (11.200 euros), preço elevado para as organizações humanitárias. Brewin admite que o preço é alto, mas adianta que o problema do custo pode ser minimizado se houver uma comercialização em grande escala. 

Em declarações à BBC, Peter Brewin refere que “se compararmos esta tenda a tantas outras, ela é mais cara. Por outro lado se a compararmos com casas pré fabricadas, é mais fácil e rápida de ser construída.”

Visite AQUI o site oficial do projeto Concrete Canvas.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Batista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório