Saúde

“Tempo de Viver” apoia doentes com cancro da mama

Chama-se "Tempo de Viver" e é o novo serviço prestado pelo Hospital de São João, no Porto, para doentes de cancro da mama. O programa pretende prestar um serviço personalizado desde o momento do diagnóstico até ao fim do tratamento.
Versão para impressão
Chama-se “Tempo de Viver” e é o novo serviço prestado pelo Hospital de São João, no Porto, para doentes de cancro da mama. O programa pretende prestar um serviço personalizado desde o momento do diagnóstico até ao fim do tratamento.

“É o próprio hospital que vai entrar em contacto com as doentes para saber como é que elas estão, como é que se estão a sentir”, explicou à Lusa a directora do Serviço de Oncologia do S. João, Margarida Damasceno.
 
Os contactos telefónicos regulares serão feitos por uma equipa de enfermeiros especializados em oncologia que irão, assim, “apoiar e fazer passar a mensagem a estas doentes que é tempo de viver, que têm de viver cada segundo, valorizar as coisas boas e reagir de forma positiva”.

Os doentes podem também contactar o hospital através de uma linha telefónica específica para tirar dúvidas e receber orientações no que for necessário de forma “clara e completa” e de acordo com orientações médicas.

O acompanhamento pretende incidir principalmente na fase do tratamento de quimioterapia, “a fase mais complexa e assustadora” do longo percurso percorrido para a cura do doente.

O Hospital pretende a longo prazo alargar este serviço a outras patologias. No âmbito desta parceria entre o S. João e a Roche Farmacêutica foram produzidos diversos folhetos informativos para responder às dúvidas e questões que surgem nesta altura para os doentes, mas também para os seus familiares.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório