Ciência

Telescópio descobre milhares de novos asteróides

O telescópio WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA, completou no passado sábado, dia 17 de julho, a sua extensa monitorização dos céus. Ao longo da missão de seis meses, o aparelho operado pela agência espacial norte-americana descobriu
Versão para impressão
[Foto: © NASA]

O telescópio WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA, completou no passado sábado, dia 17 de julho, a sua extensa monitorização dos céus. Ao longo da missão de seis meses, o aparelho operado pela agência espacial norte-americana descobriu 25 mil novos asteróides, sendo que nenhum representa perigo para a Terra.

O WISE é um contributo precioso para os cientistas, uma vez que é capaz de ver através de véus impenetráveis de pó, detetando o calor dos objectos que são invisíveis aos outros.

“A maioria dos telescópios foca-se nos objetos mais quentes e brilhantes do universo”, disse à AP Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts. “O WISE é especialmente sensível a ver o que é frio e escuro, os objetos furtivos do universo.”

Durante os próximos três meses, o telescópio vai completar mais uma missão, continuando a revelar que outros corpos celestes andam “escondidos” no Universo e ajudando, desta foma, a identificar quaisquer mudanças que tenham ocorrido nos céus.

“As descobertas mais extraordinárias podem estar ainda para vir, se o WISE conseguir descobrir objetos celestes que nem sequer imaginamos que existem”, referiu em comunicado o cientista Peter Eisenhardt.

Saiba mais sobre o projeto WISE em www.nasa.gov/WISE.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório