Inovação e Tecnologia

Tecnologia torna qualquer superfície num teclado tátil

NULL
Versão para impressão
Já imaginou como seria se pudesse transformar qualquer superfície num teclado virtual tátil? É exatamente isso que consegue o software desenvolvido por uma equipa de investigadores da Microsoft e da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.
 
Em 2010, a equipa de pesquisadores já tinha criado uma tecnologia inédita, que possibilita tornar a pele um interface tátil – a “Skinput”. Agora, em colaboração com a Microsoft Research, a tecnologia foi aprimorada e rebatizada. Esta versão aperfeiçoada – a “Omnitouch” – é capaz de converter qualquer superfície num teclado “touch”.
 
Chris Harrison, Andy Wilson e Hrvoje Benko, os três investigadores responsáveis pelo projeto, explicaram que este fenómeno é conseguido graças a um dispositivo que reúne uma câmara e um projetor e que, por enquanto, está em fase de protótipo.
 
O dispositivo é colocado no ombro do utilizador para projetar uma interface tátil em qualquer objeto pretendido. A câmara incorporada segue, segundo os pesquisadores, os mesmos princípios do “Kinect”, sistema de comando da consola Xbox 360, que permite a interação com a máquina sem recurso a periféricos.
 
Um dos exemplos que os investigadores dão para a aplicação desta tecnologia inovadora é o de um teclado virtual projetado na mão, que pode funcionar como um ecrã tátil de telemóvel em escala aumentada.
 
De acordo com as palavras de Hrvoje Benko, publicadas no blogue Microsoft Research, “se for possível adaptar estas superfícies de uma forma a pedido, poderemos disponibilizar todos os benefícios da mobilidade enquanto alargamos a capacidade de interatividade do utilizador”.
 
Embora seja muito promissora, a “Omnitouch” precisará agora de ganhar mobilidade, uma vez que o protótipo atual exige algum aparato, sendo pouco prático para o utilizador.

Clique AQUI para ler um artigo sobre esta tecnologia no site da Universidade Carnegie Mellon.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório