Inovação e Tecnologia

Tecnologia: portugueses premiados na Bulgária

Cinco alunos da Universidade do Porto desenvolveram um projeto premiado com o 3º prémio num concurso europeu que decorreu em Sófia, na Bulgária. Os estudantes criaram um menu eletrónico, o "D´Choice Table", que facilita os pedidos nos restaur

Versão para impressão
[Foto © UP]

Cinco alunos da Universidade do Porto desenvolveram um projeto premiado com o 3º prémio num concurso europeu que decorreu em Sófia, na Bulgária. Os estudantes criaram um menu eletrónico, o “D´Choice Table”, que facilita os pedidos nos restaurantes.

A equipa da Universidade do Porto, constituída por jovens entre os 20 e 23 anos, foi reconhecida pelo carácter inovador do seu produto o “D´Choice Table”, bem como o dinamismo e a motivação com que apresentou e defendeu a sua mini-empresa e o seu plano de negócios perante um Júri internacional. O trabalho foi desenvolvido de forma extra-curricular ao longo do ano lectivo.

A inovação e distinção do menu digital “D´Choice Table” consiste na possibilidade do cliente visualizar todas as refeições e tempos médios de espera, aceder ao top 5 dos pratos mais escolhidos, consultar sugestões ou ainda controlar custos por comparação de preços, funcionalidades que vão ao encontro da crescente utilização das tecnologias táteis pelo público em geral.

Além disso, o pedido vai diretamente para a cozinha do restaurante pelo que os clientes não têm que esperar para serem atendidos por um funcionário.

A equipa TDT – Tecnologias Digitais Tácteis foi premiada com o 3º lugar na Final Europeia do programa de empreendedorismo Graduate Programme – a JA-YE EuropeEnterprise Challenge 2010 -, organizada pela  Junior Achievement Young Enterprise.

Portugal participa nesta competição desde 2007 mas esta é a primeira vez que uma equipa portuguesa obteve um dos prémios a concurso.

A equipa é constituída por Adriana Pereira, Ana Bastos, Cíntia Pereira, João Machado (todos da Licenciatura em Ciência da Informação, FLUP/FEUP) e Luís Carlos Neto (do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, FCUP), tendo contado com o apoio de Maria Manuela Pinto, docente da FLUP, e de Miguel Bacelar, voluntário do Millennium BCP.

O evento realizou-se no campus da HP, em Sofia (Bulgária), entre os dias 1 e 3 de Julho de 2010, e contou com a participação de 51 jovens empreendedores, organizados em 13 equipas provenientes de universidades de 10 países europeus (Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, Holanda, Noruega, Portugal e Roménia).

[Notícia sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório