Ciência

Tecnologia portuguesa no próximo veículo em Marte

NULL
Versão para impressão
Portugal desenvolveu isolamento térmico para o novo rover que vai pousar em Marte. O veículo da Agência Espacial Europeia (ESA) foi melhorado por investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes. O próximo protótipo será enviado para Marte pela ESA em 2016.

Segundo o portal Ciência Hoje, a equipa de investigadores desenvolveu um gel ultrapotente, capaz de isolar o robô, para que todos os seus mecanismos fiquem a salvo das elevadas temperaturas.

O material utilizado é o aerogel, distinguindo-se por ser extremamente leve e poroso, criando uma ótima performance técnica. Estes aerogéis serão utilizados como isolantes térmicos de componentes eletrónicos da nova geração de veículos robôs.

O material já foi testado em ambientes semelhantes a Marte, a nível de temperaturas, níveis de radiação e vácuo, para avaliar o comportamento das mantas de isolamento. O material está agora em fase de ensaios. Este projeto está avaliado em um milhão de euros.

O aerogel também pode ser utilizado em construção civil, podendo filtrar materiais pesados, como hidrocarbonetos, evitando, por exemplo, derrames de petróleo no mar.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub