Software. Smartphone or mobile phone app icons background. 3d
Em Destaque Saúde

Tecnologia permite detetar precocemente a doença de Parkinson

Aplicação já está a ser utilizada em países como Portugal, Alemanha, Grécia e Reino Unido. Mais de 800 europeus já utilizam a ferramenta
Versão para impressão
Mais de 800 europeus, incluindo portugueses, estão já a utilizar uma solução tecnológica que permite detetar, através de características comportamentais, sintomas relacionados com a doença de Parkinson. A ferramenta tecnológica, que integra um projeto de investigação internacional e do qual fazem parte investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, vai ser lançada, ainda este ano, em novos países.

Lançada em 2017, a solução tecnológica denominada i-Prognosis está a ser utilizada em países como Portugal, Alemanha, Grécia e Reino Unido, mas os investigadores querem aumentar a área de abrangência da sua aplicação. Esta ferramenta visa recolher dados de interação entre o utilizador e o dispositivo móvel, extraindo características comportamentais que possam ser indicativas da doença de Parkinson. A recolha em larga escala baseia-se na aplicação de algoritmos inovadores e sofisticados (machine learning).

Até ao momento, mais de 800 europeus já fizeram download da aplicação móvel, dando o seu consentimento para participar no estudo. Através desta ferramenta, os investigadores analisam, entre outros, dados de voz, a pressão das teclas, o conteúdo afetivo da mensagem e dados relacionados com a expressão facial de fotos da câmara frontal.

Ainda este ano, a aplicação vai ser lançanda em novos países e será desenvolvida uma nova versão para o sistema operativo iOS. Iniciar-se-á também a avaliação clínica dos utilizadores da aplicação i-Prognosis para detetar sintomas precoces da doença e estender a recolha de dados, incluindo novas fontes de dados.

Para fazer download da aplicação móvel iPrognosis em http://bit.ly/iPrognosis

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub