i9magazine

Tecnologia inovadora para pessoas com problemas de visão chega a Portugal

Versão para impressão

Estima-se que em Portugal existam cerca de 900.000 pessoas com algum tipo de problema de visão, das quais 28.000 são totalmente cegas e também há várias dezenas de milhares com baixa visão. Uma pessoa sofre de baixa visão quando não vê duma qualidade suficiente para lidar com cada dia de forma independente. Pessoas com dislexia, retinopatia diabética ou glaucoma têm sérias dificuldades quando se trata de distinguir cores para comprar roupas ou se vestir. Muitos não podem ler livros, jornais, cartazes na rua ou no supermercado, textos no computador ou no celular… e tão-pouco reconhecem pessoas conhecidas.

A empresa OrCam Technologies tem como objetivo melhorar as vidas de mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de algum grau de deficiência visual através de sua tecnologia inovadora. Para isso, desenvolveu o dispositivo de leitura e reconhecimento visual OrCam MyEye, que permite ouvir o que você não consegue ver. A versão mais avançada, OrCam MyEye 2.0, está agora diretamente disponível para o mercado Português.

OrCam MyEye é um dispositivo tecnológico que se liga à armação dos óculos. Baseado em aprendizagem automático e inteligência artificial a partir dos algoritmos desenvolvidos pela OrCam, o dispositivo permite que pessoas com deficiência obtenham informações visuais (cegueira total, doença, deficiência visual, dislexia etc.) para ajudar a manter sua autonomia e independência.

O dispositivo converte informações visuais em áudio em tempo real, através de um sistema integrado que inclui uma câmera discreta que é colocada nos óculos. A unidade pode ler texto, reconhecer rostos, identificar produtos e o valor das notas, entre outras funções, para pessoas cegas ou deficientes visuais.

O OrCam MyEye lê qualquer texto impresso em qualquer superfície, incluindo jornais, livros, telas de computador, cardápios de restaurantes, etiquetas de produtos de supermercado e placas da rua, transmitindo tudo instantaneamente para o usuário por meio de um mini alto-falante embutido.

A versão desta tecnologia assistencial pioneira que chega em Portugal é a nova geração do dispositivo: o OrCam MyEye 2.0. Trabalha sem fio, é muito leve e compacto – mais ou menos do tamanho de um dedo. O dispositivo OrCam MyEye 2.0 é magneticamente montado na armação dos óculos do usuário e pesa 22,5 gramas. Toda a operação é feita offline, sem a necessidade de uma conexão com a Internet – resultando em comunicação de áudio em tempo real de informações visuais vitais, garantindo a privacidade dos dados. É a única tecnologia de visão vestível que é ativada por um simples gesto intuitivo de apontar com o dedo ou simplesmente seguir o olhar do usuário, permitindo seu uso com as mãos livres e sem a necessidade de um smartphone ou Wi-Fi. Em resumo, o OrCam MyEye permite uma melhoria significativa na qualidade de vida de seus usuários.

“A nossa missão é proporcionar mais autonomia às pessoas cegas com baixa visão ou que tenham dificuldade de leitura, incluindo dislexia e outros transtornos, para que possam estudar, trabalhar e viver suas vidas com alto grau de independência”, destaca Ziv Aviram, cofundador, presidente e CEO da OrCam. “Para impactar da forma mais efetiva na qualidade de vida de nossos usuarios, na OrCam continuaremos a inovar e contribuir para a humanidade através da tecnologia de última geração de visão artificial”.

O conteúdo Tecnologia inovadora para pessoas com problemas de visão chega a Portugal aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub