Ciência

Tecido que se lava sozinho

NULL
Versão para impressão

E se a roupa passasse a ter o poder de ser lavar sozinha? Esta solução mágica pode estar bem perto de acontecer já que um grupo de cientistas chineses conseguiu desenvolver um tecido de algodão que elimina manchas de sujidade e bactérias quando fica exposto à luz do sol.

Se o seu cesto da roupa suja está sempre cheio de roupa por lavar, esta pode ser a solução ideal para si. O novo tecido criado pela Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, liberta um cheiro desodorante, além de eliminar a sujidade em apenas duas horas de exposição ao sol.

O tecido está coberto com um composto especial de dióxido de titânio que desfaz a sujidade e as manchas quando entra em contacto com a luz do dia.
O composto já está a ser usado em vários equipamentos como janelas, casas de banho, cozinhas e até em meias contra os maus odores.
 
Esta invenção de tecidos que se “autolimpam”, já tinha sido desenvolvida mas estava dependente dos raios ultravioleta, que representam apenas uma fração da luz solar.
 
Agora os cientistas adicionaram nitrogénio, prata e iodo ao composto, o que intensifica e acelera o processo de limpeza à luz do sol. Com o novo composto, bastaram apenas duas horas de luz solar para que uma nódoa de laranja desaparecesse do tecido “mágico”, segundo informação publicada no jornal Applied Material & Interfaces.
 
Outra nota positiva desta invenção, é o facto de o composto continuar ativo mesmo que o tecido seja submetido a várias lavagens.
 
Citados pelo jornal Daily Mail, Mingce Long e Deyong Wu, os autores do estudo, afirmam que em breve se poderá aplicar este composto em todo o tipo de vestuário – desde calças de ganga a meias e camisolas – que assim passarão a necessitar de muito menos lavagens.
 
Clique AQUI para aceder ao resumo do estudo publicado na Applied Material & Interfaces.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório