Espetáculos e Exposições

Teatro Turim reanima zona de Benfica

Instalada no espaço do antigo Cinema Turim, na freguesia de Benfica, em Lisboa, nasce uma nova sala de espetáculos. O Teatro Turim apresenta-se ao público este mês, com uma programação ambiciosa. Duas peças em estreia este ano foram inspiradas por du
Versão para impressão
Instalada no espaço do antigo Cinema Turim, na freguesia de Benfica, em Lisboa, nasce uma nova sala de espetáculos. O Teatro Turim apresenta-se ao público este mês, com uma programação ambiciosa. Duas peças em estreia este ano foram inspiradas por duas obras maiores do cinema: “Os Cães”, baseada no filme “Reservoir Dogs”, de Quentin Tarantino, e uma encenação do realizador João Canijo inspirada em “Persona”, de Ingmar Bergman.

A gestão do Teatro Turim está a cargo da recém criada Associação Cultural AM’ART, cuja direção conta com a atriz Anabela Moreira e o realizador João Canijo.

Os projetos de dinamização do espaço são desenvolvidos pela AM’ART em parceria com alguns criadores. Em prol de uma programação contemporânea e interdisciplinar, a associação prevê a realização de um Festival de Dança programado pelo coreógrafo Félix Lozano e um espaço semanal dedicado aos mais novos e às suas famílias, o Turim Júnior.
 
O cinema continuará vivo no espaço do Teatro Turim, a partir da exibição de ciclos cinematográficos relacionados com os espetáculos em cena. Também a música dará o mote a alguns espetáculos da programação da sala principal, bem como exposições de artes plásticas e fotografia, que terão lugar no foyer.

“Numa fase em que Teatros desaparecem, temos o prazer, a ousadia e a coragem de abrir um, não tendo dúvidas de que é um passo importante no sentido de diversificar e aumentar o espetro da Arte à população”, refere a organização em comunicado oficial. 

Salienta-se ainda a importância que um equipamento deste género terá na região da cidade em que se insere: “Ainda que, num raio de um quilómetro, o rácio populacional chegue aos 100 mil habitantes, a freguesia de Benfica continua carenciada em acontecimentos culturais e artísticos que lhe devolvam a importância e centralidade que já possuiu”.

O antigo Cinema Turim, uma das poucas salas de cinema independentes da capital portuguesa, era acolhido por um Centro Comercial da zona de Benfica. Em julho de 2007, era exibida a última sessão.

“Os Cães”, com texto e encenação de Alexander Gerner, estreia no dia 20 de maio e pode ser visto até 26 de junho. As sessões estão agendadas de quarta a sábado, pelas 21h30. Os bilhetes custam 10 euros, mas estão sujeitos a descontos para portadores do Cartão Jovem, Cartão Idoso e profissionais da área.

Saiba mais em www.teatroturim.com.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório