Espetáculos e Exposições

Teatro: Gulbenkian financia somalis do Reino Unido

NULL
Versão para impressão

A Fundação Gulbenkian vai financiar um espetáculo realizado por jovens somalis emigrantes que vai subir ao palco do Teatro Nacional do País de Gales, no Reino Unido. O projeto foi escolhido entre 62 propostas de todo o país.

O UK Branch, delegação do Reino Unido da Fundação Calouste Gulbenkian lançou este ano, pela primeira vez, aquela que é a maior distinção de artes performativas na Grã-Bretanha para a criação de uma nova produção de larga escala, que envolva a comunidade local .

O financiamento ronda os 200 mil euros e o prémio deste ano foi atribuido à criação de um espetáculo com jovens artistas somalis nascidos no Reino Unido. Segundo o comunicado da Gulbenkian, os artistas terão dois anos para concretizar o espetáculo.

O espetáculo, “De Gabay”, terá lugar no bairro social de Butetown, junto às docas de Cardiff, e pretende dar uma imagem diferente da comunidade somali, identificada frequentemente com pirataria, guerra civil e violência.

Esta iniciativa proporciona “uma recriação poética de uma área urbana muito incompreendida e uma perspetiva sobre as vidas desconhecidas, esperanças e receios dos jovens somalis”, de acordo comunicado.

[Noticia sugerida por Sérgio Gonçalves]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório