Espetáculos e Exposições

Teatro: Festival junta 6 companhias em Coimbra

A coprodução "3Fonseca", da Companhia de Teatro de Braga (CTB) e de A Escola da Noite, marca o arranque, esta terça-feira, em Coimbra, do IV Festival das Companhias, iniciativa conjunta de seis estruturas profissionais de teatro.
Versão para impressão
A coprodução “3Fonseca”, da Companhia de Teatro de Braga (CTB) e de A Escola da Noite, marca o arranque, esta terça-feira, em Coimbra, do IV Festival das Companhias, iniciativa conjunta de seis estruturas profissionais de teatro.

O espetáculo, o terceiro da trilogia “1José 2Rubem 3Fonseca”, estreada em abril e que integra mais de 20 contos do escritor brasileiro, é apresentado no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), marcando o arranque do festival, promovido pela Plataforma das Companhias.

A diversidade de propostas artísticas marca a programação: um clássico de Molière, a adaptação cénica dos textos de Rubem Fonseca, os espetáculos ao ar livre do Teatro das Beiras e do Teatro de Montemuro e a celebração do centenário da República, com os textos de António Patrício e de Teixeira-Gomes, asseguram uma oferta para todos os públicos.

O programa prolonga-se até dia 27, encerrando com a coprodução de A Escola da Noite e da CTB, “Sabina Freire”, de Manuel Teixeira Gomes.

Festival celebra República com debates

Celebrando o centenário da República com as dramatizações inspiradas nos textos de António Patrício e de Teixeira-Gomes, o IV Festival das Companhias inclui ainda várias iniciativas de debate entre os responsáveis destas estruturas e entidades oficiais, destacou, na conferência de imprensa, Pedro Rodrigues, da companhia conimbricence.

A Plataforma das Companhias é um movimento informal que integra as companhias de teatro profissional A Escola da Noite (Coimbra), CTB, ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire).

Apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Centro, o Festival das Companhias marca ainda o arranque da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, integrada pelo Theatro Circo, o Teatro da Cerca de São Bernardo e o Teatro Garcia de Resende, cujo projecto foi objecto de candidatura ao QREN, no âmbito da “programação cultural em rede”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório