Cultura Em Destaque

Teatro de marionetas e canções anima Mata do Bussaco

Festival de Artes para Crianças nos dias 23 e 24 de junho
Versão para impressão

 

O teatro de marionetas “O Bosque Encantado” e o espetáculo video-musical “A Floresta Encantada” são dois dos nove espetáculos que serão apresentados, nas tardes de 23 e 24 de junho, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada), no âmbito da 2ª edição do Catrapim – Festival de Artes para Crianças.

“A Floresta Encantada” é um espetáculo de canções e vídeo, desenvolvido por Orlando Mesquita, autor e cantor que dá a alma e voz a este projeto de uma vida de composição musical para o universo infantil.

Fundador de uma das mais emblemáticas bandas da folk portuguesa dos anos 70 – “King Fisher’s Band” -, Orlando Mesquita desenvolveu paralelamente um percurso como professor dos mais pequeninos. Ao longo dos anos, construiu um repertório de mais de uma centena de temas para o público infantil e que agora nos apresenta ao vivo pela primeira vez. Para esta atuação, desafiou, para se juntar a si em palco, a cantora brasileira Marcella, que conta com inúmeros trabalhos musicais infantis, num espetáculo de canções “orelhudas” onde as projeções vídeo também não vão faltar e prometem encantar.

Já o Grupo Pandora Teatro vai apresentar o espetáculo “O Bosque Encantado”, que falará sobre como é possível destruir um bosque sem que ninguém dê por isso. Um homem com dinheiro quer comprar um bosque pertencente a uma freguesia e para atingir esse propósito diz que protegerá o meio ambiente e respeitará os animais. Mas é tudo mentira. Serão os animais que irão defender o bosque.

Este é um espetáculo com uma mensagem ecológica, do ponto de vista dos animais que habitam as nossas florestas. Pretende-se despertar na criança o respeito pela natureza e a procura pelo equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.

A Pandora Teatro é uma Companhia de Marionetas/Atores para a infância, itinerante, fundada em 1997, por Júlia Agra e Manuel Almeida, com a ajuda de outros colaboradores.

A componente educativa e de sensibilização ambiental são muito importantes na programação do Catrapim, uma iniciativa cultural da Fundação Mata do Bussaco, que pretende sensibilizar os mais novos para a limpeza da floresta e a proteção do meio ambiente.

A par do teatro e da música, vão ter lugar sessões de showcooking e malabarismo, em nove palcos espalhados pela Mata Nacional do Bussaco, quatro horas por dia (das 15 às 19 horas), e com acesso gratuito (exceto viaturas motorizadas).

 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub