Cultura

Taschen edita livro de autor português sobre funk

O colecionador português Joaquim Paulo lançou um novo livro sob a chancela da editora alemã Taschen, que documenta a história do funk e do soul em 500 capas de discos de vinil que marcaram o universo musical das décadas de 60 e 70. "Funk & Soul C
Versão para impressão
O colecionador português Joaquim Paulo lançou um novo livro sob a chancela da editora alemã Taschen, que documenta a história do funk e do soul em 500 capas de discos de vinil que marcaram o universo musical das décadas de 60 e 70. “Funk & Soul Covers” sucede, assim, à obra “Jazz Covers”, já premiada internacionalmente.

O livro, que é publicado esta segunda feira, inclui as capas de discos de autênticas lendas da música afro-americana como Marvin Gaye, Michael Jackson, James Brown, The Temptations e o coletivo Earth, Wind & Fire.

Mas há mais para ver e ouvir em “Funk & Soul Covers”: além de entrevistas com David Ritz, autor norte-americano de biografias, o produtor Larry Mizell e Gabriel Roth, da editora Daptone Records, cujo estúdio serviu para as gravações de “Back to Black”, de Amy Winehouse, a edição limitada da obra contém um single de sete polegadas com temas raros dos The Barons e J. Hines & The Fellows.

Numa altura em que a sociedade norte-americana sofria grandes mudanças, também a música foi reinventada, sendo acompanhada pelo arrojo gráfico das capas dos discos: “Agora ao falar com algumas pessoas ligadas a editoras de funk e soul da altura, e também com produtores, todos me dizem que havia ali uma comunhão de interesses, a indústria discográfica dava uma liberdade que permitia aos designers gráficos e aos fotógrafos fazer coisas que hoje são impensáveis”, conta Joaquim Paulo ao Diário de Notícias (DN).

Todos os 500 discos que figuram no livro editado pela Taschen fazem parte da coleção particular do português, que já conta com 25 mil exemplares. 

Recorde-se que o anterior livro de Joaquim Paulo, “Jazz Covers”, foi considerado o melhor livro do género em França, tendo-lhe sido atribuído o “Prix du livre de Jazz 2008” pela Académie de Jazz.

Folheie a edição digital de “Funk & Soul Covers” clicando aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório