Ambiente

Tartaruga paralisada ganha “cadeira de rodas”

Tzvika é uma tartaruga terrestre que sofreu um grave acidente há dois meses. O acidente deixou-a paralisada nas patas traseiras, que não consegue mover desde então. Contudo, graças a uma ideia simples e eficaz, não tão inovadora quanto isso, co
Versão para impressão
Tzvika é uma tartaruga terrestre que sofreu um grave acidente há dois
meses. O acidente deixou-a paralisada nas patas traseiras, que não
consegue mover desde então. Contudo, graças a uma ideia simples e
eficaz, não tão inovadora quanto isso, consegue agora movimentar-se através de
um par de rodas que lhe foram implantados.

As tartarugas terrestres, de acordo com o jornal espanhol El Mundo, são uma espécie em perigo em Israel, por isso todas as ideias para salvaguardar a espécie são consideradas como bem-vindas.

As rodas que os veterinários israelitas decidiram colocar em Tzvika devolveram-lhe a mobilidade, mas permitem-lhe, acima de tudo, manter a parte traseira elevada. Essa condição deixa-a andar sem ter de arrastar a carapaça, que se iria degradar mais rapidamente e causar outros problemas.

O acidente foi causado por um cortador de relva que lhe danificou gravemente a carapaça e atingiu a medula, na coluna vertebral, causando a paralisia das duas patas traseiras.

Os veterinários acreditam na recuperação de Tzvika e que um dia poderá ser devolvida à natureza para seguir o seu percurso normal.

Veja abaixo o vídeo que explica o processo de locomoção atual de Tzvika.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub