Ambiente

Tartaruga desfigurada recebe carapaça em 3D

Um tucano e uma arara sem bico, uma tartaruga sem carapaça. Estes foram apenas alguns dos animais que uma equipa multidisciplinar brasileira ajudou construindo próteses à medida feitas em 3D.
Versão para impressão
Um tucano e uma arara sem bico, uma tartaruga sem carapaça. Estes foram apenas alguns dos animais que uma equipa multidisciplinar brasileira ajudou construindo próteses à medida feitas em 3D.
 
A equipa, conhecida como “Os vingadores”, conta com vários veterinários e com o perito em modelos 3D, Cícero Moares – o mesmo artista que reconstituiu o rosto de santo António, a partir dos restos mortais do santo. No total, a equipa já reconstitui, desde Junho de 2015, o bico de seis aves e a carapaça de uma tartaruga.

Leia também: Revelado o verdadeiro rosto de Santo António

O caso mais mediático deste projeto foi, precisamente, a reconstituição da carapaça de Freddy, uma tartaruga que ficou severamente desfigurada num incêndio, perdendo quase 90% da carapaça.


Moraes, com a ajuda dos veterinários, imprimiu em 3D uma carapaça feita à medida que depois foi cirurgicamente implantada na tartaruga. A equipa fez questão, inclusivamente, de pintar a carapaça de forma a manter a aparência original.
 

Image and video hosting by TinyPic

A tartaruga Freddy perdey quase 90% da carapaça num incêndio mas agora a sua proteção foi restaurada com a prótese em 3D

O trabalho dos Vingadores é feito de forma voluntária com a equipa a financiar do seu próprio bolso os custos das próteses, salvo raras exceções em que receberam apoio de instituições. 


Por isso mesmo, a equipa está agora a realizar uma ação de financiamento coletivo para poderem ajudar mais animais. “Muitas vezes temos que fazer decisões difíceis sobre se temos ou não dinheiro para ajudar determinado animal”, lamenta Cícero na página do Indiegogo.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório