Cultura

Tapete de arraiolos na calçada portuguesa

NULL
Versão para impressão
A vila de Arraiolos criou uma réplica de um tapete de Arraiolos do século XVIII no chão da Praça do Município. Inaugurada em Julho durante as festividades do evento “O Tapete Está na Rua”, a obra eterniza o símbolo de Arraiolos passando a existir, pela primeira vez, um tapete onde todos podem pôr o pé em cima sem estragar.

Com uma dimensão de 7,80m por 5,40m, o tapete de pedra é composto por centenas de pedras de calçada demonstrando a arte secular dos calceteiros portugueses.

Durante o mês de Julho, os calceteiros de Gáfete, povoação do Crato, estiveram naquela praça do centro de Arraiolos a “pintar” com escopa e cinzel uma réplica de um tapete do século XVIII.

Mais do que uma nova atracão turística, esta “Arte em Pedra” permite apreciar, numa só obra, a técnica da calçada portuguesa e a arte dos tapetes de Arraiolos, salienta o município num comunicado enviado ao Boas Notícias.

Recorde-se que a autarquia tem em curso um processo de candidatura do tapete a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, além de prosseguir os esforços para a certificação deste produto genuíno de Arraiolos.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub