Espetáculos e Exposições

Tapeçaria de Portalegre reproduz pinturas nacionais

NULL
Versão para impressão
Dezasseis tapeçarias da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre reproduzem e homenageiam obras de Nadir Afonso, Cruzeiro Seixas, Júlio Resende e Fernando Lanhas numa exposição a visitar na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

“Homenagem” é o nome da exposição que reúne 16 peças de tapeçaria inspiradas em obras de Nadir Afonso, Cruzeiro Seixas, Júlio Resende e Fernando Lanhas.

Nesta exposição há três peças de Júlio Resende, cinco peças de Nadir Afonso e sete de Cruzeiro Seixas, pertencentes à coleção da própria Manufatura ou a coleções de particulares ou instituições.

De Fernando Lanhas, há apenas uma obra presente, que pelas dimensões (seis metros por quatro e meio), se faz representar pela serigrafia original que a inspirou, o desenho de tecelagem em tamanho real, e uma fotografia do interior da igreja onde se encontra – em Santo Ovídio, Gaia.

“Pretendemos com esta exposição fazer uma homenagem a quatro artistas que trabalharam connosco e que são de uma geração que está a acabar. Todos eles fizeram tapeçarias, uns mais que outros, uns há mais tempo e outros há menos, mas quisemos uni-los nesta exposição, porque a maneira que temos de homenageá-los é através das peças em que trabalhámos com eles”, disse à agência Lusa a diretora da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino.

No catálogo da mostra podem consultar-se pequenas entrevistas com os quatro artistas, que ilustram “a relação que eles tiveram com a tapeçaria, a memória que guardam dessa experiência e o que ela representou na vida deles e no seu percurso artístico”, explicou Vera Fino.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 30 de julho na Galeria de Arte Moderna Pintor Fernando de Azevedo, recentemente inaugurada no edifício da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub