Sociedade

TAP é a 4ª companhia aérea mais segura do mundo

A transportadora aérea portuguesa, TAP Air Portugal, ocupa o quarto lugar como uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, conforme revela o Ranking anual divulgado esta semana pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center que analisou as quota
Versão para impressão
A transportadora aérea portuguesa, TAP Air Portugal, ocupa o quarto lugar como uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, conforme revela o Ranking anual divulgado esta semana pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center que analisou as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas mundiais.

A TAP alcançou a pontuação máxima de 30 pontos na lista liderada pela Qantas australiana, que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland (Nova Zelândia).

De acordo com o relatório, a TAP não aparece num lugar mais destacado porque a frota tem mais anos que a média da frota europeia, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália, que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos.

Outro fator desfavorável realçado no estudo tem a ver com as rotas da TAP para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis.

Também a Cathay Pacific Airways (China/Hong-Kong), a All Nipon Airways (Japão) e a Air Berlin (Alemanha), obtiveram 30 pontos, o que significa que não tiveram qualquer acidente nos últimos trinta anos, desde 1980.

O último acidente grave com aviões da TAP, em que morreram 131 pessoas, foi há mais de 33 anos, a 11 de novembro de 1977.

Entre as grandes companhias aéreas europeias, a britânica British Airways surge no vigésimo lugar, seguida pela alemã Lufthansa, enquanto a KLM fica-se pela 23.ª posição.

A Easyjet, companhia ´low cost´ criada em 1995, que tem aumentado a atividade em Portugal, surge à frente das grandes transportadoras europeias, em 18.º lugar.

A italiana Alitalia só aparece no 37.º lugar da escala do JACDEC, mesmo assim à frente da gaulesa Air France (41.º lugar) e da espanhola Ibéria (47.º lugar).

O último posto é ocupado pela brasileira TAM.

[Notícia sugerida pelo utilizador Ruka Loureiro e Gonçalo Teixeira]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub