Cultura

Talentos da música portuguesa premiados

Foram anunciados na passada segunda-feira os vencedores da quinta edição dos Prémios Amália Rodrigues, que este ano não se limita a premiar os músicos de Fado. Bernardo Sassetti foi distinguido com o Prémio Música Popular e a maestrina Joana Carneiro
Versão para impressão
[Foto: Kátia Guerreiro em concerto no Teatro Micaelense, Açores]

Foram anunciados na passada segunda-feira os vencedores da quinta edição dos
Prémios Amália Rodrigues, que este ano não se limita a premiar os músicos de Fado.
Bernardo Sassetti foi distinguido com o Prémio Música Popular e a
maestrina Joana Carneiro conquistou o Prémio Música Erudita. A cerimónia
de entrega de prémios realiza-se em outubro.

Os protagonistas destes galardões são ainda assim os melhores intérpretes, instrumentistas, compositores e divulgadores do Fado. Por isso, o Prémio Carreira é atribuído a Ada de Castro. Dos 72 anos de vida que tem, 50 foram dedicados ao Fado e à sua aproximação às marchas populares. “Na hora da despedida”, “Lisboa cheia de graça” e “Lisboa cidade minha” foram alguns dos temas que popularizou.

Já no campo dos jovens artistas do género musical português, Joana Costa destacou-se com o álbum de estreia “Recado”, editado em 2008. A jovem vai receber o Prémio Revelação 2010 pela “segurança, clareza, compasso e entrega” que demonstra na interpretação do Fado tradicional, refere o júri, citado pela SIC Online.

A Melhor Fadista do ano é Kátia Guerreiro, que celebra já 10 anos de carreira.

Ana Sofia Varela tem já a mesma distinção no currículo, atribuída em 2006, mas este ano a sua vitória consolidou-se na categoria de Melhor Álbum. “Fados de amor e pecado” conta com a colaboração dos músicos João Gil e João Monge.

Todos os vencedores irão receber os respetivos galardões numa gala a realizar-se na terceira semana de outubro e com transmissão na RTP, adianta a agência Lusa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório