Inovação e Tecnologia

Sustentabilidade: InovCity arranca em Évora

Évora serve de cidade modelo como a primeira InovCity - ou cidade inteligente - em Portugal e terá 54 mil consumidores domésticos e comerciais a testar os contadores inteligentes instalados pela EDP até ao final de 2010.
Versão para impressão
Évora serve de cidade modelo como a primeira InovCity – ou cidade inteligente – em Portugal e terá 54 mil consumidores domésticos e comerciais a testar os contadores inteligentes instalados pela EDP até ao final de 2010.

A Cidade Património Mundial da Humanidade é assim a primeira metrópole portuguesa a receber a rede inteligente de energia. Uma rede que, ao potenciar a eficiência energética, a microprodução e a mobilidade eléctrica, pretende constituir um exemplo de sustentabilidade, conforme explica o site oficial do projeto da EDP InovCity.

Os novos contadores vão garantir não só a telecontagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância e uma gestão mais eficiente dos consumos inidividuais, bem como outras funcionalidades.

As previsões da União Europeia apontam para que em 2020 cerca de 80% dos europeus deverão ter acesso aos contadores inteligentes – denominados como “Energy Box” – semelhantes aos que a EDP está a instalar em Portugal.

“Estamos na linha da frente de uma mudança clara num setor que está em enorme revolução nos modos como gera, distribui e consome energia”, sublinhou o presidente executivo da EDP, António Mexia, citado pelo DN, na inauguração do projeto ontem em Évora.

O projeto liderado pela EDP é ainda candidato ao “Smart Grids” no âmbito do 7º Programa-Quadro da União Europeia, e conta com a participação de mais seis empresas europeias.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório