Desporto

Surfista britânico pode ter superado onda de McNamara

Andrew Cotton admite ter surfado, no passado domingo, na Praia do Norte, na Nazaré, uma onda maior do que a que Garret McNamara apanhou a 1 de Novembro de 2011. O surfista britânico diz-se surpreendido com as hipóteses avançadas pela imprensa interna
Versão para impressão
Andrew Cotton admite ter surfado, no passado domingo, na Praia do Norte, na Nazaré, uma onda maior do que a que Garret McNamara apanhou a 1 de Novembro de 2011. O surfista britânico diz-se surpreendido com as hipóteses avançadas pela imprensa internacional, que sugerem que Cotton superou o recorde de McNamara em 60 centímetros.
 
“Pensei que tinha surfado a minha maior onda há três meses. Nunca pensei que fosse bater isso tão cedo”, refere o jovem de 34 anos, em reacção à possibilidade colocada pelo Daily Mail de ter ultrapassado o recorde do surfista havaiano. 
 
A mesma ideia é avançada pelo The Guardian que, na sua edição online, dedica uma galeria de imagens a Andrew Cotton e atribui uma altura de 24,3 metros à onda apanhada pelo surfista britânico.
 
“Estava uma ondulação enorme, com condições muito traiçoeiras”, conta, num vídeo do ZON North Canyon, partilhado na página de Facebook do projeto. “Andámos sempre em segurança. O plano era esperar pelas maiores ondas e apanhá-las, até porque o mar estavam muito irregular e difícil de surfar. Foi um grande desafio, uma grande experiência.” 
 
A 1 de Novembro de 2011, Garret McNamara batia pela primeira vez o recorde de maior onda alguma vez surfada, na Praia do Norte, na Nazaré. O feito contou com um registo certificado pela Guiness World Records – 23,7 metros, valendo-lhe ainda o prémio de maior onda da competição internacional Billabong XXL Global BigWave Awards. 
 
Desde então que o havaiano continua a tentar a sorte na Nazaré, tendo, a 28 de Janeiro de 2013, surfado uma onda que se acredita poder ter chegado aos 30 metros de altura. No entanto, McNamara optou por excluí-la do concurso da Billabong, uma vez que o mesmo é patrocinado pela cerveja mexicana Pacífico e o surfista ser “fortemente contra” o consumo de álcool.
 
A 28 de Outubro de 2013, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton surfaram ondas que se consideram passíveis de superar a de McNamara, em Janeiro.

As estimativas tornam as ondas de Burle e Cotto (em Outubro de 2013), do surfista britânico (no domingo), e dos brasileiros Pedro Scooby, Felipe Cesarano, Maya Gabeira, Silvio Mancusi, Rodrigo Koxa e do francês Eric Rabiere, todas na Nazaré, as principais candidatas ao prémio de maior onda surfada no Billabong XXL Global BigWave Awards 2013.
 

Entre os nomeados encontram-se ainda os portugueses Nick Von Rupp, Mullaghmore Head, na Irlanda, e Joana Andrade, em Peniche. Os finalistas são anunciados em Maio.

Saiba mais AQUI.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub