Desporto Em Destaque

Surf Social Wave

Uma nova onda de solidariedade
Versão para impressão
Nasceu uma nova onda de solidariedade, a Associação Surf Social Wave, uma organização sem fins lucrativos que atua na área do surf e que através da prática deste desporto e de todos os ensinamentos que o mesmo traz, melhora a vida de três segmentos da sociedade, crianças, jovens e adultos, em situação de exclusão social ou em risco de exclusão.

Tendo por base dois pressupostos: o primeiro assenta no surf e no que a prática deste desporto pode acrescentar à vida das pessoas, enquanto elemento de aprendizagem para o dia-a-dia; o segundo é o impacto que o surf tem hoje em Portugal do ponto de vista económico, do número de participantes e do ecossistema de profissões que originou.

A associação irá trabalhar com três grupos distintos, procurando, através de aulas de surf e do contacto com o Oceano dar resposta às suas necessidades e alargando os seus horizontes e soluções. São eles: Crianças entre os 10 e os 14 anos de idade, onde serão trabalhados essencialmente três aspetos, a resiliência, a autoestima e o sucesso escolar; Jovens com faixas etárias entre os 15 e os 21 anos, onde no decorrer do ano letivo lhes serão apresentadas diferentes profissões relacionadas com o ecossistema do surf e onde no final do ano escolar, terão a possibilidade de ter uma experiência profissional; Adultos em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego, onde primeiramente lhes serão apresentadas as profissões ligadas à prática de surf, tendo um curso certificado pelo IEFP com a duração de um ano, seguido de estágio que lhes abrirá horizontes e a possibilidade de empregabilidade dentro do universo do Surf.

Um projeto que luta para vencer muitas ondas na vida e, quando superadas, se tornam uma mais valia para o crescimento pessoal. É este o principal fundamento do surf, uma escola cheia de vida, de profissões, de gente solidária e disponível para ajudar o próximo.

No dia 4 de outubro, um grupo formado por oito crianças, provenientes da Casa Pia de Lisboa, já teve a oportunidade de agarrar a primeira onda e viver o seu primeiro contacto com o surf.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório