Ambiente

“Superlua” ilumina o céu no próximo sábado

No próximo sábado, dia 19 de março, a lua cheia vai estar o mais perto que esteve da Terra desde 1992, "apenas" a 356 577 kms, o que é o mais próximo dos últimos 19 anos. Isso fará com que o nosso satélite pareça bastante maior e mais brilhante.
Versão para impressão
No próximo sábado, dia 19 de março, a lua cheia vai estar o mais perto que esteve da Terra desde 1992, “apenas” a 356 577 kms, o que é o mais próximo dos últimos 19 anos. Isso fará com que o nosso satélite pareça bastante maior e mais brilhante.

De acordo com os cientistas não é nada de anormal: trata-se do chamado perigeu da lua, que ocorre quando o local da órbita está mais próximo da Terra.

Geralmente o ponto mais próximo é de 363 104 quilómetros e no sábado estará a 6.530 quilómetros mais perto. A influência do satélite da Terra poderá fazer-se sentir nas marés que podem ser mais cheias ou mais vazias.

Na internet circulam teorias de que o sismo que ocorreu no Japão pode ter ocorrido devido a este fenómeno, mas inúmeros cientistas internacionais já descartaram essa hipótese.

“Não penso que se possa atribuir esse fenómeno à superlua, ainda para mais com uma antecedência de oito dias de ela acontecer”, explicou Paul Walker, meteorologista ouvido pela ABC News.

“Estes fenómenos lunares podem causar marés mais elevadas que o normal, mas nunca ouvi falar de nenhuma relação entre elas e fenómenos meteorológicos extremos”.

Assim, na noite de sábado, se o céu estiver sem nuvens, vamos poder observar mais de perto a lua que estará maior e mais brilhante.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub