Inovação e Tecnologia

Supercomputador irá facilitar diagnósticos médicos

O supercomputador Watson, da empresa IBM, será utilizado no Centro Clínico da Universidade de Columbia e na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, para ajudar os médicos na elaboração mais rápida e precisa de diagnósticos
Versão para impressão
O supercomputador Watson, da empresa IBM, será utilizado no Centro Clínico da Universidade de Columbia e na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, para ajudar os médicos na elaboração mais rápida e precisa de diagnósticos, noticia a agência Associated Press (AP).

O professor Eliot Siegel, da Universidade de Maryland, sublinha que o computador tem a capacidade de pesquisar informação entre registos clínicos antigos e outras fontes, o que faz com que os médicos poupem tempo precioso.

“Na prática clínica, para que um computador nos ajude realmente, não podemos perder tempo a inserir manualmente informação no sistema”, explica.

Segundo o investigador, o Watson – assim designado em homenagem ao fundador da IBM, Thomas Watson – poderá, em breve, ler e analisar fichas clínicas, apresentando posteriormente ao médico um resumo da condição do paciente, destacando os dados que devem merecer maior atenção.

O supercomputador da IBM deu que falar esta semana graças ao seu desempenho num concurso televisivo de perguntas e respostas, onde derrotou dois concorrentes humanos.

Veja aqui o vídeo.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub