Ciência

Super Lua vai iluminar os céus no próximo sábado

No próximo sábado, os olhos dos astrónomos profissionais e dos amadores curiosos poderão assistir a um espetáculo especial: uma "super Lua" vai iluminar os céus.
Versão para impressão
No próximo sábado, os olhos dos astrónomos profissionais e dos amadores curiosos poderão assistir a um espetáculo especial: uma “super Lua” vai iluminar os céus, mostrando-se maior e mais brilhante do que é habitual. De acordo com os especialistas, este será o primeiro de seis grandes eventos celestiais que estão previstos para o mês de Maio.
 
O início da fase de Lua cheia vai coincidir com o momento em que este satélite natural está mais próximo da Terra durante a sua órbita, o que vai dar-lhe uma dimensão aparentemente superior. Quem quiser observar o ponto alto do fenómeno não terá que preocupar-se com as horas, já que a NASA afirmou que a melhor ocasião para ver esta “super Lua” será o momento em que ela aparecer no horizonte, ao final da tarde.
 
“Por razões que os físicos e os astrónomos não compreendem totalmente, quando a Lua está baixa e aparece por entre árvores, prédios ou outros objetos parece estranhamente grande”, escreveram os responsáveis da agência espacial norte-americana. “No dia 5 de Maio, esta ilusão da Lua vai tornar a Lua cheia ainda maior do que já é”, acrescentaram.
 
Apesar de, tradicionalmente, se associar esta fase da Lua ao azar, aos desastres naturais e ao caos, os cientistas esclareceram que não há razões para receios. O evento vai influenciar a intensidade das marés, em especial no Oceano Atlântico, mas sem consequências.
 
Para conhecer a hora exata do nascimento e do ocaso da Lua no dia 5 de Maio, disponibilizada pelo Observatório Astronómico de Lisboa, clique AQUI (para a hora em Lisboa) ou AQUI (para o Porto). 

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira e Diana Rodrigues]

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório