Cultura

Suíça: Descoberto quadro inédito de Leonardo da Vinci

Na Suíça, um quadro pertencente a uma família italiana, escondido numa caixa forte de um banco, foi autenticado como uma obra rara e autêntica de Leonardo da Vinci. As provas de datação com carbono dizem tratar-se do retrato de Isabelle d'Este que se
Versão para impressão
Na Suíça, um quadro pertencente a uma família italiana, escondido num cofre de um banco, foi autenticado como uma obra rara e autêntica de Leonardo da Vinci. As provas de datação com carbono dizem tratar-se do retrato de Isabelle d'Este que se julgava perdido e que terá mais de 500 anos.
 

Segundo o suplemento semanal Sette, integrado no jornal italiano Corriere della Sera, o quadro inédito tem as dimensões de 61 x 46,5 centímetros e representa o perfil de Isabelle d'Este, marquesa de Mantoue e proprietária de uma coleção de arte extraordinária. 

Agora encontrado no cofre de uma das suas familiares, que já soma mais de 400 pinturas colecionadas e herdadas dos antepassados, o quadro é “uma fiel transposição do célebre esboço preparatório exposto no Museu do Louvre, em Paris, que, até agora, era a única prova da sua existência”. 
 
Carlo Pedretti, especialista na obra de Leonardo da Vinci refere que o quadro reflete “o estilo excecional” do génio renascentista. Com esta nova autenticação, o número de pinturas atribuídas a Leonardo da Vinci (1452-1519) sobe para quinze, entre as quais se encontra a famosa Gioconda.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub