Fitness & Bem-estar

Sugestões para o Dia Mundial da Criança

NULL
Versão para impressão

A famosa citação de Fernando Pessoa pode ser já uma frase batida, mas não deixa de ser verdade que “O melhor do mundo são as crianças”! Por isso e para comemorar o Dia Mundial da Criança – que se celebra dia 1 de junho – o Boas Notícias preparou um roteiro especialmente dirigido ao público de palmo e meio.

VIANA DO CASTELO

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe a dramatização da história “Hoje há Palhaços” de António Torrado e Maria Alberta Menéres, pelas 9h30, 10h30 e 11h30. No exterior da Biblioteca há Jogos Tradicionais e no Jardim da Marina atividades lúdicas e desportivas. 

Também o Museu do Traje e a Fundação Serralves se juntam à festa, o pirmeiro ensinando a construir moinhos e teares manuais e o segundo promovendo jogos com letras e  palavras no âmbito da Exposição “Poesia Experimental Portuguesa”.
 
BRAGA
 
Braga faz uma viagem no Tempo e leva todas as crianças presentes até à Roma antiga. Quarta-feira, entre as 10:00–12:00 horas e as 14:30–16:30 horas haverá Jogos Romanos como as Corridas no Circo Máximo; o Ludi Saeculares e Oficinas pedagógicas temáticas como “Histórias em movimento”, “Descobrir o Museu” ou “Pintura Criativa”. As atividades são gratuitas e sugestão do Museu D.Diogo de Sousa.

COVILHÃ

Na Covilhã, as ovelhas vão às tosquia e os mais pequenos também! O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã convida o público mais jovem a assistir à tosquia de duas ovelhas de raça Mondegueira. Os meninos e meninas vão poder trabalhar a lã, cortá-la e assistir ao processo de transformação pelo qual esta passa até se tornar um tecido. A atividade irá decorrer no Núcleo da Real Fábrica Veiga com duas sessões. A primeira começa às 10 horas e a segunda às 11.30 horas.
 
PORTO

Hospital Cuf Porto

O “Hospital da Brincadeira” vai estar nas salas de espera das consultas da pediatria e do Atendimento Permanente Pediátrico do hospital da Cuf, no Porto. Das 10h às 18h será montada uma bancada com verdadeiros utensílios clínicos e também materiais de brincar adequados a crianças. Uma enfermeira e um auxiliar de ação médica vão conversar com os mais novos sobre os cuidados de saúde e procedimentos técnicos habituais num hospital. Pelas 17 horas, no Centro da Criança e do Adolescente, as crianças presentes podem assistir e participar numa peça de teatro.
 
Casa da Animação
 
Todos os anos, a Casa da Animação dedica uma semana às crianças.
Este ano, serão recriadas histórias, cenas e personagens a partir de materiais recicláveis, tecidos e papel, tomando por tema o mundo mágico de Dodu, o rapaz de Cartão. Para procurar inspiração, as crianças poderão visitar a exposição “A cidade do Dodu”. A 7ª arte também estará presente com o festival de entrada livre – CURTITAS – por one passam películas como “A Coisa Perdida” ou “Coraline”, entre outras. Durante toda a semana há atividades que vão desde oficinais de som e orgimani, ao Yoga para crianças, passando pela arte de criar personagens animadas em computador ou em cartão. Os preços das atividades variam entre 1€ e 3.50€.
  
TORRES VEDRAS
 
A Grande Festa da Criança – Oeste Infantil lança um convite aos mais novos: Vamos dar a volta a Portugal? A festa é gratuita, com muitos ateliês e atividades lúdico-pedagógicas para os mais novos que queiram descobrir o país. Dia 1 de junho das 18h00 às 21h00 e dia 4 junho das 14h00 às 19h00 e das 20h00 às 23h00.

ODIVELAS
 
A Câmara Municipal de Odivelas e o Centro Cultural da Malaposta, apresentam o 1º Encontro de Artes para a Infância, no Largo D. Dinis, entre as 10 e as 17 horas. O encontro é gratuiro e prevê a realização de diversas atividades  ligadas ao mundo dos sonhos e da imaginação       como Oficinas, Teatro de Marionetas, Pinturas Faciais e Contos/Histórias.
 
AMADORA

No Dolce Vita Tejo há ateliês que ensinam a construir naves espaciais, visitas da Alice e do Coelho do País das maravilhas e cinema gratuito para os mais novos. A concurso está ainda uma viagem à Disneyland Paris, destinada a crianças com idades até 12 anos. Para participar, basta aceder à página de Facebook dos Dolce Vita e postar a foto com uma careta divertida. O autor da imagem mais votada ganha uma viagem para duas pessoas (um adulto e uma criança), duas entradas para o parque temático da Disney e uma estadia para duas noites.
 
LISBOA
 
Cinemateca
 
“A Terra do Nunca” vai instalar-se na cinemateca. No sábado, dia 4, pelas 15h, a cinemateca regressa aos clássicos com uma história que não podia ser mais apropriada. “As Aventuras de Peter Pan”, na versão mais famosa de Walt Disney, trazem de volta a fada Sininho e o jovem herói que se recusa a crescer, vivendo com os seus amigos na fantástica Terra do Nunca.
 
Museu da Marioneta
 
No Museu da Marioneta tudo começa com um saco de papel. A ideia é dar largas à imaginação e transformar o pai, a mãe, ou até o professor numa marioneta, a partir de um simples saco de papel e vários materiais coloridos. O atelier realiza-se entre as 14.30h e as 17h e é gratuito.
 
Museu da Música
 
O Museu da Música comemora neste dia o centenário da república, dando aos mais pequenos historiadores a oportunidade de conhecer a pormenor o hino nacional. Num atelier onde se narram, através de exemplos musicais, imagens e textos de época, os factos e acontecimentos que conduziram à criação de um dos maiores símbolos da República.
Os mais aventureiros poderão participar no jogo “Pequenos Investigadores” – um peddy-paper onde, através da utilização de uma pequena aplicação informática, as crianças são convidadas a descobrir sozinhas o espaço, os instrumentos e alguns dos segredos do Museu da Música.
 
VILA FRANCA DE XIRA

Neste dia dedicado a todas as crianças, o Município de Vila Franca de Xira leva a cabo um conjunto de actividades para os mais pequenos: música, jogos, ateliers, teatro e muita animação, dirigidas a crianças até aos 10 anos. Será na Quinta Municipal da Piedade, entre as 10.00 e as 17.00 horas.

PALMELA

No concelho de Palmela o difícil vai ser escolher, já que a Câmara Municipal e as Instituições do Concelho prepararam um dia em cheio para os mais novos. Em Palmela, o Campo de Jogos Municipal recebe a iniciativa “Família Activa, Criança Saudável”, com pintura de t’shirts, palhaços, modelagem de balões, trampolim elástico, corrida com bolas saltitonas e muito mais.

No Pinhal Novo, o Pavilhão Desportivo Municipal acolhe um Torneio de Basquetebol, e no Polidesportivo do Jardim José Maria dos Santos as crianças têm oportunidade de participar numa actividade inserida no programa “Pinhal Novo a Mexer”. A Biblioteca Municipal vai exibir a peça de teatro “Contos do Tapete Voador”; em Poceirão haverá “Crianças em Movimento” nos Jogos Tradicionais do Polidesportivo, e em Águas de Moura um “Passeio Pedestre para Pais e Filhos” e um lanche/almoço convívio. 

CRATO
 
Piscinas, insufláveis, olaria, discoteca e muitos jogos é a proposta da Câmara Municipal e da Escola Básica do Crato. A organização convida ainda a visitar a exposição “A Vida numa paleta de Cor”, de Florival Candeias, e todas as atividades são gratuitas.
 
 
ÉVORA
 
Em Évora “Brincar é aprender como deve ser”. O dia da criança celebra-se com pinturas faciais; modelagem de balões; poesia sobre os direitos da criança; uma peça de teatro chamada “Alice no país das ervilhas”; acrobática, música, dança e muitas atividades divididas por trilhos: O trilho do ambiente; o trilho da saúde e o trilho dos direitos da criança. A festa decorre no Parque Infantil do Jardim Público de Évora.

FARO

O Jardim da Alameda, em Faro, vai ser ponto de encontro de muitas crianças. Insufláveis; atividades lúdico-desportivas, futebol e jogos tradicionais vão certamente entreter os mais pequenos neste dia especial.O jardim vai receber também uma Feira de Atividades, com a participação de instituições locais, e um Circuito de Educação Rodoviária. No auditório da Biblioteca Municipal há teatro com “A Biodiversidade e as Florestas” e no auditório do Instituto Português da Juventude será apresentado o espetáculo de dança “Pedro e o Lobo” – dinamizado pelo Curso Profissional de Intérpretes de Dança Contemporânea da Escola Secundária Tomás Cabreira.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório