Mundo

Sueco sobrevive dois meses em carro preso na neve

Um homem sueco sobreviveu depois de ter ficado preso durante dois meses no seu carro, soterrado na neve e sem comida desde Dezembro.
Versão para impressão
Um homem sueco sobreviveu depois de ter ficado preso durante dois meses no seu carro, soterrado na neve e sem comida desde Dezembro. A notícia foi avançada este fim-de-semana pela polícia e pelos órgãos de comunicação social locais e está a surpreender o mundo.
 
O cidadão de 45 anos, natural do sul da Suécia, foi localizado na sexta-feira, perto da cidade de Umea, no norte do país, por pessoas que julgaram tratar-se de um acidente rodoviário. Ao abrirem, por entre a neve, um caminho até à janela do carro, viram movimento no seu interior, o que os alertou para a possibilidade de haver sobreviventes.
 
“É simplesmente incrível que ele esteja vivo, não só porque ele não tinha comida, mas também porque estava realmente muito frio depois do Natal”, afirmou um membro da equipa de resgate, citado pela Reuters, ao jornal sueco Vasterbottens-Kuriren. 
 
O homem foi transportado para o Umea University Hospital, onde está a recuperar depois de ter sido salvo. Em comunicado, os médicos revelaram que o estado de saúde do paciente está a evoluir bem, em particular tendo em conta as circunstâncias altamente adversas a que esteve sujeito.
 
Em declarações ao periódico Vasterbottens-Kuriren, Stefan Branth, um dos médicos que está a acompanhar a situação clínica do sueco, salientou que, normalmente, os humanos são incapazes de sobreviver mais de quatro semanas sem alimento. Porém, segundo Branth, o homem terá sobrevivido por ter comido neve e entrado numa espécie de dormência.
 
“É um pouco como um urso que hiberna”, explicou o médico, que acrescentou que os seres humanos são capazes de entrar num estado semelhante e que o homem tinha uma temperatura corporal que deveria rondar os 31 graus, o que fez com que o organismo não usasse grande quantidade de energia. 
 
Até agora, de acordo com informações adiantadas pela polícia local, o motivo que levou a que o sueco ficasse preso sob a neve na floresta permanece desconhecido.

[Notícia sugerida por Raquel Baêta e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório