Sociedade

Suécia: Investigadora lusa recebe título Honoris Causa

No próximo dia 26 de Setembro, a investigadora Maria João Ramos, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vai ser distinguida pela Universidade de Estocolmo com o título Honoris Causa, no mesmo edifício onde, todos os anos, são reconhecidos
Versão para impressão
No próximo dia 26 de Setembro, a investigadora Maria João Ramos, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, vai ser distinguida pela Universidade de Estocolmo com o título Honoris Causa, no mesmo edifício onde, todos os anos, são reconhecidos os laureados com o Prémio Nobel – a sede da Câmara Municipal da capital sueca.
 
O anúncio foi feito esta semana pela própria instituição universitária, que elegeu a docente portuguesa para receber, este ano, aquela que é uma das suas maiores distinções. A entrega do título surge no seguimento do seu “relevante contributo científico no campo da proteómica computacional”, área da bioquímica dedicada ao estudo da estrutura e comportamento das proteínas. 

Maria João Ramos é responsável pelo grupo de investigação em Química Teórica e Computacional da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contando já com uma vasta reputação internacional nas áreas da catálise enzimática, da mutagénese computacional, do acopolamento molecular e da descoberta de drogas.
 
Além disso, é também autora de mais de 250 artigos científicos em revistas internacionais, professora catedrática e diretora do programa doutoral em Química da mesma faculdade  portuense. É licenciada pela Universidade do Porto e doutorada pela Universidade de Glasgow, na Escócia, e pelo Swiss Institute for Nuclear Research. 
 
Realizou um pós-doutoramento em Modelagem Molecular, na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e foi, durante muitos anos, diretora associada do National Foundation for Cancer Research Centre for Computational Drug Discovery at Oxford. 
 
Atualmente, é membro do comité internacional de coordenação do mestrado e do doutoramento europeus em Química Teórica e Modelagem Computacional, integrado no programa Erasmus Mundus.

Conheça AQUI os restantes eleitos para receber o título Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Estocolmo.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub