Ciência

Suba a bordo da sonda Juno e viaje até Júpiter

Após uma viagem de 5 anos, a sonda Juno vai entrar esta madrugada na órbita de Júpiter, o maior planeta do sistema solar. É possível acompanhar os últimos quilómetros utilizando a aplicação da NASA ?Eyes on Juno?.
Versão para impressão
Após uma viagem de 5 anos, a sonda Juno vai entrar esta madrugada na órbita de Júpiter, o maior planeta do sistema solar. É possível acompanhar os últimos quilómetros utilizando a aplicação da NASA “Eyes on Juno” que, através de satélites e dados simulados, permite ao utilizador viajar dentro da nave.

Esta visualização interativa funciona a tempo real e inclui todos os momentos da missão, o que significa que, se desejar, pode assistir à chegada a Júpiter amanhã, dia 5 de Julho de 2016, por volta das 4 da manhã, ou ver Juno utilizar a gravidade da Terra para ganhar velocidade e sair da nossa órbita. Pode também aumentar o seu conhecimento científico e estudar Júpiter e a própria nave espacial.

O objetivo da missão Juno é estudar a origem e a evolução de Júpiter, de modo a complementar o nosso conhecimento sobre o exórdio do sistema solar. Especificamente, Juno vai examinar a atmosfera, os campos magnéticos e os campos gravitacionais de Júpiter.

Lançada dia 5 de Agosto de 2011, a sonda vai orbitar Júpiter durante 20 meses, perfazendo 37 órbitas. Espera­-se que abandone Júpiter em Fevereiro de 2018.

A missão Juno é a segunda do programa “New Frontiers” da NASA . A primeira foi a “Pluto New Horizons" que sobrevoou o planeta anão em 2015 depois de nove anos e meio de viagem.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub