Saúde

Stress moderado ajuda a lutar contra o cancro

O stress tem vindo a adquirir uma imagem negativa ao longo dos tempos, mas em quantidades moderadas pode até revelar-se benéfico no corpo e no combate a algumas doenças como o cancro, por exemplo.
Versão para impressão
O stress tem vindo a adquirir uma imagem negativa ao longo dos tempos, mas em quantidades moderadas pode até revelar-se benéfico no corpo e no combate a algumas doenças como o cancro, por exemplo.

A conclusão foi adiantada por investigadores dos EUA e Nova Zelândia na revista “Nature” que examinaram ratinhos de laboratório injetados com cancro de pele em diferentes situações.

Alguns desses animais foram colocados numa gaiola espaçosa, com brinquedos e muito mais ratinhos que o normal. Outros foram deixados em gaiolas comuns de laboratório. Três semanas depois os tumores nos animais deixados na gaiola com mais estímulos tinham reduzido quase para metade.

“A forma como vivemos pode muito bem ter um impacto muito maior no prognóstico do cancro do que até agora se reconhecia”, conclui o neurocientista Matthew During.

Passadas sete semanas, a redução do melanoma (cancro de pele mais perigoso com que os ratinhos foram injetados) foi de 77%.
Sem qualquer tratamento a doença desapareceu em 17% desses ratos, enquanto que nos animais que permaneceram nas gaiolas comuns o cancro continuou a crescer normalmente.

Os investigadores acreditam que a estimulação desenvolveu stress moderado nos ratinhos, que terá levado à libertação de hormonas que tiveram efeitos positivos em relação ao cancro.

Nesses ratos onde foi induzido algum stress observaram que produziam uma substância adicional ao cérebro denominada fator neurotrófico. Essa substância estimula a produção de neurónio e reduz a leptina – hormona associada ao apetite e ao melanoma, cancro da mama e da próstata.

“Ficámos muito surpreendidos com o grau de redução de incidência do cancro”, afirmou o mesmo responsável à edição online da “Nature”. “É uma descoberta que nos faz avançar na observação da forma como crescem os tumores”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório