Cultura

StoryCorps: animações de vidas reais

A missão da empresa StoryCorps é registar a cultura oral dos norte-americanos que se dirigem à sua base, em Brooklyn, Nova Iorque ou às diversas cabines que dispõem em diversos estados dos EUA. Aí as pessoas são convidadas a contar a sua história de
Versão para impressão
A missão da empresa StoryCorps é registar a cultura oral dos
norte-americanos que se dirigem à sua base, em Brooklyn, Nova Iorque ou
às diversas cabines que dispõem em diversos estados dos EUA. Aí as
pessoas são convidadas a contar a sua história de vida para que fique
registada para a posteridade.

Desde 2003 que a StoryCorps recolhe e arquiva histórias orais relatadas por pessoas que têm algo a partilhar. Contabilizam já 30 mil entrevistas nas quais participaram mais de 60 mil pessoas. Cada conversa é gravada em CD e preservada no American Folklife Center na Biblioteca do Congresso para memória futura.

Todos os dias as histórias de vida são ouvidas na Morning Edition da rádio NPR e no site oficial da StoryCorps. A mais recente é a Carl McNair, que conta histórias de vida e sonhos partilhados com o seu irmão Ronald, um dos astronautas que morreu no desastre do Challenger há 25 anos.

Na base das conversas gravadas pela StoryCorps estão sempre duas pessoas que conversam e são importantes uma para a outra: um filho a perguntar à mãe sobre a sua infância; um imigrante a contar como veio para os EUA; ou um casal a contar como partilharam a vida de casados até ao último dia.

As histórias de coragem, humor, desafios e triunfos são ouvidas pelas vozes reais dos intervenientes, o que torna a experiência de ouvir ainda mais poderosa.

“Ao ouvirmo-nos atentamente uns aos outros, podemos ajudar a iluminar o verdadeiro caráter desta nação e relembrarmo-nos de quão precioso cada dia pode ser e como é verdadeiramente bom estarmos vivos”, explica Dave Isay, fundador da Story Corps.

Uma das vertentes deste projeto é a passagem das histórias para um formato de animação. “Danny e Annie” foi até agora o clip com mais visualizações no canal da StoryCorps no Youtube. Conta a história de amor entre os dois desenhados como personagens reais, como se apaixonaram,como partilharam a vida de casados, como envelheceram juntos e como viveram os últimos dias de Danny, que sofria de cancro.

Em “Q&A” podemos ouvir uma mãe e o filho de 12 anos com Síndrome de Asperger, um tipo de autismo, no qual os dois vão fazendo perguntas e respondendo um ao outro, “revelando uma relação bonita que nos relembra o melhor e o mais desafiante de se ser pai”.

Ao todo são cinco as animações de algumas das histórias que mais comoveram o público que as ouviu e que a Story Corps passou em formato de filme de animação. Pode ver dois deles nos vídeos abaixo ou no canal oficial no Youtube.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub