i9magazine

Start-up NeuropsyAI vence Prémio EmpreendedorXXI para as regiões Norte e Centro

Versão para impressão

A empresa portuense NeuropsyAI foi a vencedora do Prémio EmpreendedorXXI nas regiões Norte e Centro de Portugal. Esta iniciativa, impulsionada pelo BPI e o CaixaBank, através da gestora de capital de risco Caixa Capital Risc, pretende identificar, reconhecer e acompanhar as empresas inovadoras com maior potencial de crescimento.

Como vencedora, a NeuropsyAI recebe um prémio de 5.000 euros e uma bolsa para participar no programa internacional de crescimento empresarial, Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge (Reino Unido). A NeuropsyAI fornece aos clínicos (neurologistas, psiquiatras e neurorradiologistas) relatórios personalizados de pacientes, que os ajudam a fazer diagnósticos, com antecedência e precisão, de vários distúrbios neuropsiquiátricos.

Esta empresa de Braga desenvolveu uma tecnologia avançada que combina ressonâncias magnéticas, algoritmos de Inteligência Artificial e diagnósticos de doenças neurológicas para dar suporte ao diagnóstico precoce e preciso de doenças neuropsiquiátricas, como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI, presidiu à entrega do prémio tendo destacado que o “BPI espera que os Prémios EmpreendedorXXI sejam uma referência para as start-ups portuguesas e representem um impulso decisivo para os melhores projetos de empreendedorismo do país. Contámos com a participação de 148 empresas portuguesas, lideradas por muitos empreendedores que procuram todos os dias conquistar a confiança dos mercados e da sociedade, apesar dos obstáculos, e que contribuem para a criação de riqueza e de empregos, através da inovação, da criatividade e de muito trabalho”.

Além da NeuropsyAI, foram também selecionados, como segundo finalista, a Adapttech, empresa portuense que desenvolve tecnologias inovadoras para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas, através da otimização da adaptação de próteses aos membros dos pacientes, e, como terceira finalista, a Lifetag Diagnostics, uma biotecnológica de Cantanhede que desenvolve produtos no âmbito do diagnóstico e medição de parâmetros metabólicos envolvidos em processos de doença.

Os prémios, que vão na 11ª edição em Espanha, realizam-se pela primeira vez em Portugal no âmbito da estratégia do CaixaBank de implementar alguns dos seus programas no nosso país, após o BPI ter passado a fazer parte do Grupo CaixaBank em fevereiro de 2017.

Em fevereiro, a start-up Heptasense, venceu o Prémio EmprendedorXXI nas regiões Sul e Ilhas. Além da Heptasense, foram também selecionados como segundo finalista a Cool Farm, que desenvolve soluções inteligentes para melhorar a rentabilidade da produção agrícola, e, como terceira finalista, a Elecctro, que disponibiliza soluções móveis integradas para conectar as máquinas de vending com o mundo físico e digital.

Prémios para os melhores de cada região e de cada setor

Os candidatos portugueses podem também aspirar a vencer os prémios na sua versão global. O programa concede um total de cinco prémios principais, cada um dirigido às empresas de Portugal e Espanha mais destacadas em sectores emergentes: Ciências da Vida, Tecnologias de Informação, Negócios Digitais, Tecnologias Industriais e Agroalimentar. Desta forma, as empresas portuguesas que cumpram os requisitos de candidatura – negócios altamente inovadores com menos de três anos de atividade – poderão conquistar prémios de elevado valor económico (25.000 euros por prémio) e o acesso a um programa internacional de crescimento organizado com a Singularity University, uma prestigiada escola de negócios em Silicon Valley.

A edição de 2017-2018 dos Prémios EmpreendedorXXI distribuirá cerca de 490.000 euros, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica.

O conteúdo Start-up NeuropsyAI vence Prémio EmpreendedorXXI para as regiões Norte e Centro aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub