Saúde

Solução para selecionar embriões testada em Portugal

Um equipamento inovador para seleção dos melhores embriões está a ser testado pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido lançado em Junho do ano passado a nível mundial. O aparelho poderá permitir aumentar em 20% o sucesso dos tratamentos.
Versão para impressão
Um equipamento inovador para seleção dos melhores embriões está a ser testado pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido lançado em Junho do ano passado a nível mundial. O aparelho está a ser experimentado no Centro de Estudos de Infertilidade e Esterilidade (CEIE) no Porto e poderá permitir aumentar significativamente o sucesso dos tratamentos.
 
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o equipamento consiste num microscópio de pequenas dimensões conectado a um computador, que permite observar o desenvolvimento embrionário “in vitro”, dentro da estufa, captando uma imagem do embrião a cada 15 minutos, o que resulta num filme fiel deste processo nos primeiros cinco dias de vida. 
 
Os especialistas explicam que as pequenas dimensões do aparelho e a sua capacidade ótica permitem que a monitorização seja feita de forma contínua, em ambiente controlado, evitando a necessidade de retirar os embriões em desenvolvimento da incubadora e de os expor a diferenças de temperatura e de atmosfera. 
 
Segundo o CEIE, o vídeo resultante das imagens captadas possibilita a comparação e avaliação da velocidade e qualidade do desenvolvimento dos vários embriões do casal e escolher aqueles que se desenvolvem da melhor forma, potenciando o sucesso dos tratamentos de fertilidade e diminuindo os riscos de gravidez múltipla. 
 
Além disso, acrescenta o Centro, o facto de conservar os embriões no ambiente controlado da estufa pode garantir até 20% melhores resultados, já que estudos recentes demonstraram as vantagens da não manipulação frequente dos embriões na associação da velocidade de desenvolvimento ao nível da taxa de implantação e consequente gravidez.
 
Criado há 10 anos, o Centro de Estudos de Infertilidade e Esterilidade, localizado no Porto, dedica-se ao estudo e tratamento de situações de infertilidade/esterilidade e aborto recorrente, dispondo de uma equipa multidisciplinar em áreas como a ginecologia/obstetrícia, a urologia/andrologia e a biologia de reprodução. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub