Saúde

Software português facilita exame de cancro da mama

NULL
Versão para impressão
Um software desenvolvido por investigadores do Porto reconhece, automaticamente e tendo como base imagens similares, os casos em que o cancro da mama é evidente. O diagnóstico, com uma eficácia de 100 por cento, facilita o trabalho dos especialistas e torna o processo menos demorado.

A inovação, designada Semantic PACS, categoriza automaticamente as mamografias através de uma pesquisa e comparação com imagens arquivadas em exames anteriores. Para isso, o  Semantic PACS conta com uma base de dados de 400 mamografias cedidas pelo Hospital São João, no Porto. Desta forma, o software faz o diagnóstico dos novos casos, informando se o paciente tem, ou não, cancro da mama.

Esta tecnologia automatiza 1/3 dos diagnósticos com um rigor de 100% na deteção de tumores malignos. Por validar os casos em que o resultado é claro, o Semantic PACS permite assim que os médicos disponham de mais tempo para a avaliação de diagnósticos complexos. Este software é útil, também através de pesquisa por semelhança, nos casos em que o médico não consegue determinar se o tumor é benigno ou maligno.

“Na fase do rastreio, o especialista recebe dezenas, centenas de exames para avaliar diariamente. Isto é extremamente demorado e cansativo e conduz a erros do especialista. Se conseguirmos auxiliá-lo neste processo, libertá-lo dos processos mais simples para ele se concentrar nos casos difíceis isso seria extremamente valioso”, explicou à RTP Jaime Cardoso, investigador do INESC.

A inovação é de uma equipa de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto em colaboração com uma empresa de Matosinhos.

O projeto é financiado pelo QREN, com um orçamento total de 320 mil euros, segundo o site oficial do INESC Porto, e tem como objetivo a sua comercialização, podendo ser integrado nos sistemas informáticos hospitalares.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório