Ambiente

Software português ajuda a carregar carros elétricos

NULL
Versão para impressão
Uma aplicação portuguesa para telemóveis com sistema Android vai informar os condutores, em tempo real, sobre o local mais próximo para troca ou carregamento de baterias de veículos elétricos. O projeto Mobiles procura ultrapassar a reduzida autonomia deste tipo de carros.

“A aplicação pretende facilitar a vida aos condutores de veículos elétricos, nomeadamente em percursos de longa duração”, explicou o INESC Porto, um dos parceiros desta investigação, num comunicado enviado ao Boas Notícias.

Segundo esta instituição, “a reduzida autonomia das baterias dos veículos elétricos e a inexistência de uma rede massificada de locais de abastecimento elétrico constituem alguns dos entraves atuais à mobilidade elétrica”.

O software permite comparar preços e importar itinerários predefinidos pelo utilizador. Esta aplicação dá informações acerca dos postos de troca ou de carregamento dos veículos elétricos, utilizando uma plataforma Web, com o software de navegação GPS da NDrive e com a infraestrutura de postos de carregamento.

Disponível para breve

O programa será demonstrado em tempo real, com um test drive, no âmbito da apresentação pública do projeto MOBILES (MOBILidade Elétrica Sustentada), esta quinta-feira, a partir das 14h30, no CEIIA-TecMaia.

Totalmente nacional, esta aplicação foi desenvolvida pela NDrive Navigation Systems, INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INTELI (Centro de Inteligência em Inovação) e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Carlos Pinho, diretor de projeto do INESC Porto, disse à Lusa que a aplicação vai estar disponível gratuitamente pouco depois do lançamento e durante uma fase piloto de “cerca de dois/três meses”, para que possa ser testada pelos utilizadores.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório