Cultura

Sofia Coppola vence Leão de Ouro em Veneza

O filme "Somewhere", da realizadora Sofia Coppola, foi o grande vencedor do Leão de Ouro na 67ª edição do Festival de Cinema de Veneza. A longa-metragem da realizadora norte-americana fala sobre a crise existencial de um ator de Hollywood.

Versão para impressão
[Fotografia: AFP]

O filme “Somewhere”, da realizadora Sofia Coppola, foi o grande vencedor do Leão de Ouro na 67ª edição do Festival de Cinema de Veneza. A longa-metragem da realizadora norte-americana fala sobre a crise existencial de um ator de Hollywood.

O presidente do júri no Festival, o cineasta Quentin Tarantino – que foi namorado de Sofia Coppola – falou “das qualidades artísticas” do filme “que nos encantou desde a primeira cena”.

O ator Stephen Dorff é o protagonista de “Somewhere” que retrata a vida de uma estrela de Hollywood que se desliga do mundo através do álcool, drogas e relacionamentos casuais.

Este é o quarto filme de Coppola, filha do também realizador Francis Ford Coppola distinguindo em Veneza, em 1992, com o prémio carreira.

Também foi dado um Leão de Ouro “especial” ao produtor e diretor americano Monte Hellman, 78 anos, uma figura do cinema independente dos anos 1970 e 1980, “pelo conjunto de sua carreira”.

O Leão de Prata para melhor direção foi dado ao espanhol Álex de la Iglesia, 45 anos, por “La Balada Triste de Trompeta”, um retrato sobre o franquismo e as duas Espanhas.

De acordo com a agência AFP, o Prémio Especial do Júri ficou com o polaco Jerzy Skolimovski pelo filme “Essential Killing”.

O papel de fugitivo afegão deportado à Europa central neste filme valeu ao americano Vincent Gallo o prémio de Melhor Interpretação Masculina.

O prémio de Melhor Interpretação Feminina foi para a francesa Ariane Abed, que interpreta Marina em “Attenberg”, o segundo filme da diretora grega Athina Rachel Tsangari.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório