Ambiente

Sobreiro candidato a Árvore Nacional de Portugal

As Associações Árvores de Portugal (AP) e Transumância e Natureza (ATN) lançaram um movimento que culminará com uma petição pública à Assembleia da República para que o sobreiro seja consagrado, de forma oficial, como a Árvore Nacional de Portugal. <
Versão para impressão
As Associações Árvores de Portugal (AP) e Transumância e Natureza (ATN) lançaram um movimento que culminará com uma petição pública à Assembleia da República para que o sobreiro seja consagrado, de forma oficial, como a Árvore Nacional de Portugal.

Ambas as associações esperam que o simbolismo da classificação desta espécie reforce o reconhecimento da importância do sobreiro para o nosso país e se encontrem de forma mais eficaz soluções para os problemas que afetam esta espécie e os setores de atividade a ela ligados.

Em comunicado a AP e a ATP justificam com o facto de o sobreiro ocupar perto de 737 000 hectares em território nacional continental, desde o Minho ao Algarve. O sobreiro ocupa assim 32% da área no Mediterrâneo Ocidental.

Além da importante biodiversidade associada aos montados, o sobreiro ajuda a travar a desertificação do solo e a gerar receitas da exploração da cortiça. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o país produz cerca de 200 mil toneladas de cortiça por ano, mais de 50 %do total mundial.

O sobreiro está protegido por lei desde maio de 2001, mas Miguel Rodrigues considerou ao jornal Público que “a legislação por si só não tem conseguido travar o declínio do sobreiro. Há sempre exceções que se abrem na lei, ao sabor das decisões que vão sendo tomadas”.

Segundo os dados da Autoridade Floresta Nacional relativos a 2008, existem 41 sobreiros classificados como árvores de interesse público. O sobreiro mais antigo e o maior situa-se em Pai Anes, Castelo de Vide e estima-se que terá cerca de 500 anos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório