Inovação e Tecnologia

Smartphones: Novo equipamento ajuda a fazer dieta

Uma grande marca de telemóveis japonesa desenvolveu um teste de sopro que se liga ao telemóvel para avaliar se a pessoa está ou não a perder peso. O mecanismo analisa a acetona presente no hálito de cada um.
Versão para impressão
Uma grande marca de telemóveis japonesa desenvolveu um teste de sopro que se liga ao telemóvel para avaliar se a pessoa está ou não a perder peso. O equipamento analisa a acetona presente no hálito de cada um e se os níveis estiverem altos é porque se está a queimar gordura. 
 
Os estudos indicam que um dos problemas que as pessoas enfrentam quando fazem dieta é a falta de 'feedback' em tempo real. Como os efeitos da perda de peso só são notórios passados vários dias, ou até semanas, instala-se a dúvida: será que o exercício e a dieta alimentar estão a funcionar? Será que são suficientes?
 
Foi para dar resposta a estas questões e preocupações que os investigadores da DoCoMo se debruçaram sobre possíveis formas de dar 'feedback' imediato e em tempo real a quem estiver a fazer dieta. O resultado foi um simples aparelho, que se liga ao telemóvel, e que mede os níveis de acetona presentes no hálito das pessoas.
 
Quando o nosso corpo queima gordura, ele produz acetona, que circula pelo nosso sangue até aos pulmões, acabando por ser expelida quando expiramos.  Até agora, medir a quantidade de acetona que era expelida na nossa respiração requeria equipamento dispendioso e sofisticados laboratórios.
 
Aparentemente, a marca de telecomunicações asiática contornou o problema e conseguiu desenvolver um pequeno periférico para smartphones capaz de confirmar se um indivíduo está, ou não, a queimar gordura e a perder peso.

À semelhança de um balão para medir os níveis de álcool no sangue, o analisador consiste num orifício onde a pessoa sopra e num medidor de substâncias químicas, neste caso, da acetona.
 

Uma vez feito o teste, o aparelho dá a conhecer um gráfico com os resultados e ainda uma mensagem de motivação para continuar com o esforço nutricional.

Antes de fazer o anúncio desta nova aposta, a DoCoMo levou a cabo vários estudos com voluntários com excesso de peso. Um grupo cumpriu um plano de treinos, outro fez exercício e reduziu o consumo de calorias diário e um último grupo não adotou qualquer tipo de comportamento.
 

As conclusões deram conta de que o 'soprador' funciona de forma tão eficiente quanto uma cromatografia, usada para medir os níveis de acetona, e forma, agora, publicadas no Journal of Breath Research.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da DoCoMo (em inglês).

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub