Cultura

Siza Vieira galardoado em Espanha

O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi distinguido esta semana com o Prémio Internacional de Artes Plásticas 2010 da Fundação Cristóbal Gabarrón.
Versão para impressão
O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi distinguido esta semana com o Prémio Internacional de Artes Plásticas 2010 da Fundação Cristóbal Gabarrón.

Siza Vieira, de acordo com comunicado da Fundação espanhola, foi distinguido pela “relevância internacional da sua obra, a sua condição de maestro de arquitetos e a sua defesa por uma arquitetura transparente, e em consonância com a zona envolvente onde se encontra”.

O júri que lhe atribuiu o prémio fez ainda questão de realçar “a sua capacidade para desenvolver uma poética comovente nos edifícios tirando partido do trabalho com os espaços e a luz”.

Siza Vieira foi escolhido por unanimidade pelos júris que tinha para avaliar cerca de trinta candidaturas apresentadas por países como a Bélgica, Colômbia, Espanha, EUA, França, Índia, Inglaterra ou Itália.

O arquiteto português recebe assim uma obra original em ouro de 18 quilates de Cristóbal Gabarrón, artista que dá nome à Fundação e que será entregue no próximo dia 8 de Outubro em Valladollid.

O mesmo prémio foi atribuído em edições anteriores a personalidades como James Rosenquist (2002), Peter Eisenman (2003), Sir Anthony Caro (2004), Richard Serra (2005), Yoko Ono (2006), Markus Lupertz (2007), Martin Chirino (2008) e Jan Fabre (2009).

De acordo com informação no site da Fundação, Siza Vieira está a projetar um edifício para a Universidade do País-Basco, que espera estar terminado no verão deste ano.

Recentemente Siza Vieira foi afastado pela Enatur do projeto de transformação da Fortaleza de Peniche em Pousada por discordar da intenção de criar a pousada com mais do dobro dos 30 quartos previstos.

“A duplicação do número de quartos implicava a criação de mais dois pisos, projetei o hotel para ter a mesma altura da fortaleza, por isso aumentar o número de pisos seria uma monstruosidade”, defendeu o arquiteto.

Em Portugal, Siza Vieira é responsável por edifícios como a Fundação de Serralves, no Porto ou a Igreja de Marco de Canaveses.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório