Inovação e Tecnologia

Site monitoriza incêndios em todo o mundo

Para auxiliar os países a agirem de forma mais eficaz no combate aos incêndios, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou, esta quinta-feira, um site que monitoriza, em tempo quase real, os incêndios que deflagram
Versão para impressão
Para auxiliar os países a agirem de forma mais eficaz no combate aos incêndios, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou, esta quinta-feira, um site que monitoriza, em tempo quase real, os incêndios que deflagram em todo o mundo, a partir de dados de satélites da NASA.

Denominado Global Fire Information Management, o sistema permite que as autoridades responsáveis pelos combates aos fogos subscrevam um serviço de alertas por e-mail sobre uma determinada área geográfica, para saberem quando é que surge aí um novo foco de incêndio não identificado.

De acordo com a FAO, o objetivo é reunir, em tempo útil, todos os dados de satélite que outrora estavam dispersos por diversas fontes, para evitar maiores danos.

A informação recolhida por satélites da NASA é divulgada no site com um lapso temporal de cerca de duas horas e meia, desde que as imagens são capturadas.

Atualmente, na zona do mapa que corresponde a Portugal, identifica-se um número significativo de focos de incêndio na região Norte, que afetam as zonas da Serra da Estrela e também do Parque Nacional Peneda-Gerês, para dar alguns exemplos.

Consulte o mapa virtual aqui.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório