Cultura

Site faz retratos rôbo de personagens literárias

The Composite é o novo site que está a transformar personagens literárias em desenhos recorrendo ao software usado pela polícia nos retratos robô. Neste momento, já estão retratas 17 personagens.
Versão para impressão
The Composites é um novo site que está a causar sensação entre os internautas, por transformar personagens literárias em desenhos recorrendo a software usado pela polícia nos retratos robô. Neste momento, já estão retratas 17 personagens.

Lisbeth Salander (personagem principal da triologia “Millennium” de Stieg Larsson), Aomame (do novo livro de Haruki Murakami “1Q84”), Tom Ripley (o vilão da série “O Talentoso Mr. Ripley” de Patricia Highsmith) e Emma Bovary (personagem principal da obra “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert) são apenas alguns dos retratos de personagens disponíveis no site.

The Composites é um projeto do escritor e artista Brian Joseph Davis, de Nova York, e está a conquistar cibernautas um pouco por todo o mundo. Apesar de receber algumas criticas – sobretudo de pessoas que não concordam com o aspeto atribuído às suas personagens preferidas – o projeto é um sucesso: três dias depois do lançamento, o site já reunia mais de seis mil seguidores.

Brian insere os traços físicos das personagens, a partir das descrições dos livros, para gerar os retratos robôs. O autor do site aceita também sugestões dos utilizadores recriando as personagens mais sugeridas. No entanto, Davis avisa que nem todas as personagens de ficção podem ser desenhadas pelo programa devido à ausência de elementos descritos nos textos.

O escritor, que também edita uma revista literária, acredita que a internet pode ajudar a resgatar o interesse em literatura, ao oferecer novas formas de envolver o público com as obras.

“A resposta das pessoas a esse projeto por parte de fãs em literatura prova, de certa forma, que as pessoas querem ter experiências em literatura de formas completamente novas, e que existem várias ferramentas para se fazer isso”, disse o autor citado pela BBC.

Clique AQUI para visitar o site The Composites.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório