Inovação e Tecnologia

Sismos detetados em computadores pessoais

Os tradicionais equipamentos de deteção de sismos operam quando enterrados no solo, o que não só é um processo complexo, mas também dispendioso. Para contornar a situação, investigadores norte-americanos e uma equipa de sismólogos criaram um sistema
Versão para impressão
Os tradicionais equipamentos de deteção de sismos operam quando
enterrados no solo, o que não só é um processo complexo, mas também
dispendioso. Para contornar a situação, investigadores norte-americanos e
uma equipa de sismólogos criaram um sistema capaz de medir movimentos
sísmicos e que pode ser instalado em qualquer vulgar computador pessoal
(PC).

O “Quake-Catcher Network” funciona a partir de acelerómetros, pequenos dispositivos cuja função é a de detetar movimentos bruscos de forma a reduzir os danos provocados pela eventual queda do computador. Os utilizadores dos computadores de secretária (desktop) podem também comprar um desses dispositivos, à venda por cerca de 37 euros, e instalá-lo via USB.

Posteriormente, basta descarregar o programa de software que permitirá transmitir a informação recebida no computador aos investigadores, caso aconteça um terremoto acima dos 4.0 graus, adianta o portal CiênciaHoje.pt.

Se um computador cair acidentalmente, é também emitido um sinal. No entanto, os investigadores podem identificá-lo automaticamente como sendo um falso alarme, já que apenas o registo de vários sinais na mesma zona indica um terremoto.

O sistema opera em 67 países e já conta com mais de mil voluntários, mas a rede ainda não tem dimensão suficiente para detetar eficazmente um tremor de terra com antecipação, com base nas ondas suaves que se fazem sentir antes de um grande movimento sísmico.

Ainda assim, a equipa de investigadores das Universidades de Califórnia e de Stanford, liderados por Elizabeth Cochran, acredita que um dia o sistema seja capaz de antecipar o fenómeno natural.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório