Fitness & Bem-estar

Sintra: Castelo dos Mouros recebe nova iluminação cénica

O Castelo dos Mouros, em Sintra, conta com uma nova iluminação cénica das muralhas que permite a visualização do monumento a partir de vários pontos da Vila e da Serra de Sintra. Na fase final de testes, o novo projeto de luz visa a criação de cenári
Versão para impressão
O Castelo dos Mouros, em Sintra, conta com uma nova iluminação cénica das muralhas que permite a visualização do monumento a partir de vários pontos da Vila e da Serra de Sintra. Na fase final de testes, o novo projeto de luz visa a criação de cenários com variação de cor.
 
Baseada em tecnologia LED RGB, a nova iluminação assenta na distribuição de projetores ao longo de todo o perímetro da muralha, mas também pelas rochas circundantes do castelo. O objetivo é potenciar a visualização do Castelo, bem como de toda a sua envolvência geológica. 

A eficiência energética foi uma das principais preocupações deste novo investimento, pelo que foi possível uma poupança na ordem dos 80% comparativamente com a solução anterior. 

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa responsável avaçou que a fase final de testes já está a decorrer, para que sejam feitos os últimos ajustes na iluminação e corrigidas todas as zonas com sombras ou intensidade excessiva. 

A nova iluminação cénica inclui-se no recém-inaugurado projeto ‘À Conquista do Castelo’, que envolveu o restauro das duas cinturas de muralhas e Cisterna e a recuperação da envolvente paisagística e dos caminhos de acesso e de ronda, adaptados a pessoas com mobilidade reduzida. 

A ação possibilitou ainda a construção de um novo espaço de acolhimento de visitantes, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja, bilheteira, instalações sanitárias. 

O Castelo dos Mouros é um dos monumentos mais visitados e uma das principais atrações turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995, tendo recebido cerca de 269.000 visitas ao longo do ano de 2012.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub