Fitness & Bem-estar

Sintra: Castelo dos Mouros bate recorde de visitantes

O Castelo dos Mouros, em Sintra, bateu, no passado dia 8 de setembro, um novo recorde absoluto ao receber, em apenas um dia, 2.573 visitantes. O aumento do número de visitas foi incentivado pelo evento "Marrocos no Castelo dos Mouros".
Versão para impressão
O Castelo dos Mouros, em Sintra, bateu, no passado dia 8 de setembro, um novo recorde absoluto ao receber, em apenas um dia, 2.573 visitantes. O aumento do número de visitas foi incentivado pelo evento “Marrocos no Castelo dos Mouros”, que terminou este domingo, e pelas profundas obras de recuperação a que este monumento emblemático foi sujeito num investimento superior a 3,2 milhões de euros.
 
Um comunicado enviado ao Boas Notícias revela que o Castelo recebeu, desde o início da iniciativa, dedicada à cultura marroquina com o apoio da Embaixada de Marrocos, e até 10 de Setembro, um total de 8.870 visitas. O número, muito superior ao registado no período homólogo do ano passado (em que a média diária foi de cerca de 1.000 entradas) representa uma subida de 66%. 
 
“Estes dados demonstram que os objetivos de 'Marrocos no Castelo dos Mouros' estão a ser amplamente atingidos. O evento terá levado os visitantes a encontrar um novo motivo para redescobrir o Castelo, muitos anos depois da sua visita anterior, sendo surpreendidos positivamente pelas melhorias instituídas pela recente requalificação”, considera António Lamas, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra. 
 
No âmbito desta ação, que decorreu até ao dia de ontem, o Castelo dos Mouros, monumento com referência às origens muçulmanas, acolheu diversas representações da cultura marroquina, incluindo música, chá, gastronomia, moda, e artesanato.
 
“Achámos que o Castelo dos Mouros seria muito apropriado para uma ligação a um país que nos é tão próximo, mas sobre o qual os portugueses não estão totalmente informados. Todos os produtos expostos vieram de Marrocos propositadamente para este evento genuinamente marroquino”, assinala o responsável. 

Revalorização teve investimento de 3,2 milhões de euros
 
A revalorização do Castelo dos Mouros, resultou de um investimento superior a 3,2 milhões de euros, cofinanciado pelo PIT e que permitiu criar um novo espaço de acolhimento, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja e bilheteira, bar, instalações sanitárias e ainda uma envolvente paisagística recuperada, bem como caminhos de acesso e de ronda totalmente requalificados e iluminados. 
 
Foram também restauradas as duas cinturas de muralhas e a Cisterna, que passa agora a ser visitável, e aberta ao público a Casa do Guarda do Castelo, situada na segunda cintura de muralhas, após recuperação e adaptação como cafetaria, esplanada com vista panorâmica para a Serra e instalações sanitárias.
 
Este Verão foi também inaugurado o restauro da Igreja de São Pedro de Canaferrim, igualmente alvo de um projeto de arquitetura que visa proteger a ruína e vir a albergar os achados arqueológicos resultantes das investigações dos últimos anos, assim como fornecer informação aprofundada sobre a História do local. 
 
Foi ainda, como o Boas Notícias adiantou à data, estreada, em Agosto, a nova iluminação cénica das muralhas, que permite uma nova “vista” do Castelo a partir do centro histórico, com possibilidade de diferentes cenários de cor. 
 
O Castelo dos Mouros é um dos monumentos mais visitados de Portugal e uma das principais atrações turísticas da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1995, e que contou com cerca de 269.000 visitas em 2012, um número que tem aumentado todos os anos.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub