Saúde

Síndrome de Down: Criado novo teste pré-natal

Investigadores do Instituto de Neurologia e Genética do Chipre desenvolveram um novo teste sanguíneo para grávidas, com o intuito de detetar no feto a presença do Síndrome de Down, dispensando outro tipo de meios de diagnóstico mais invasivos e arris
Versão para impressão
Investigadores do Instituto de Neurologia e Genética do Chipre desenvolveram um novo teste sanguíneo para grávidas, com o intuito de detetar no feto a presença do Síndrome de Down, dispensando outro tipo de meios de diagnóstico mais invasivos e arriscados para a gravidez.

Atualmente, a doença é diagnosticada através da recolha do líquido amniótico presente na placenta, através de uma agulha que penetra a barriga da grávida. Este é um procedimento doloroso e pode causar o aborto em uma em cada cem pessoas que o fazem.

Nos testes realizados até ao momento pela equipa do especialista Philippos Patsalis, o novo método mostrou-se eficaz na identificação de 14 casos de Síndrome de Down e outros 26 em que o feto não apresentava qualquer anomalia.

“O procedimento é simples, rápido e fácil de analisar em qualquer laboratório do mundo, já que não requer a utilização de equipamentos ou software dispendiosos nem uma infraestrutura especial”, explica o médico, em declarações ao jornal britânico Telegraph.

“Um método de diagnóstico não invasivo como este evita o risco de aborto numa gravidez normal, causado pelos procedimentos convencionais, mais invasivos”, acrescenta o responsável, cujo trabalho foi publicado na revista Nature Medicine.

O Síndrome de Down é causado pela presença de um terceiro cromossoma 21 – daí a doença ser também conhecida como trissomia 21. Provoca dificuldades cognitivas, problemas congénitos a nível cardíaco, maior probabilidade de desenvolver cancros e epilepsia, e uma esperança média de vida mais baixa.

Segundo Philippos Patsalis, estima-se que a doença atinja um em cada 700 nascimentos em todo o mundo.

[Notícia sugerida pela utilizadora Elsa Martins]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub